Home Resenhas Resenha: Marcelo Camelo @ Canecão 13/12/2008

Resenha: Marcelo Camelo @ Canecão 13/12/2008

11
Compartilhar

dsc03208

“Parece que o amor chegou aqui.”

E assim, na surpresa do momento saudosístico, termina o surpreendente show do eterno Hermano Marcelo Camelo neste último sábado (13/12) no Canecão, Rio de Janeiro.

O seu blogueiro amigo, esteve a matar saudades da época em que Los Hermanos dominavam seu falido mp3 player. Um Canecão cheio para assistir Camelo debutar oficialmente (não, o Tim Festival não valeu) seu primeiro álbum solo (Sou, Sony BMG) e fazer o público bater palmas, cantar e até mesmo dançar ao som de novos e antigos clássicos da carreira vitoriosa de Marcelo.

A Casa, claro, ajudou bastante pelo fato de sua acústica e sonoridade estarem impecáveis. Tanto de frente ao nosso vocalista quanto na entrada da casa, o som entrava em nossos ouvidos em excelente qualidade. Com um palco muito bem iluminado e cheio de sons distintos, porém nunca antes tão bem encaixados, Marcelo deu aos seus fãs o show que eles esperavam e um pouco mais, emoção e ainda nos mostrou de brinde os detalhistas do Hutmold e seus mil e um instrumentos.

dsc03203

A beleza sonora começa ao som do violão limpo de “Passeando” e um Marcelo solitário em cima daquele tablado visualizado por centenas de fãs bestificados só pela presença do Hermano. Mas a solidão se desfaz na seguinte, “Téo e a Gaivota” fez esse moço que vos fala tremer e ter arrepios com a força que a doce melodia nos passa.

E assim vai, o show desbanca qualquer “achismo” de que é dependente de um antigo repertório que já não é tocado a mais de um ano, nas guitarras dos Los Hermanos, mas que agora perdem espaço ao mpb emocional de Camelo. Momentos como Tudo Passa e Doce solidão, são cantados em uníssono pelo público jovem, porém com suas famílias nas mesinhas que dominaram o Canecão. Arrisco dizer que todos imaginaram Mallu Magalhães entrar por aquele canto escuro do palco e dedilhar o violão na fabulosa “janta” proposta pelos dois, mas faltou alguém.

Mas do que seria do compositor sem suas eternas canções. Camelo mostrou duas músicas entregues nas mãos da também fabulosa cantora Maria Rita. Despedida e Santa Chuva nem foram tanta surpresas, mas, de longe, ouvir Camelo cantar essas músicas já emociona o público. Porém os pontos altos do show foram as músicas dos Hermanos. “Pois é” abriu caminho para mais 4 canções desaguarem nos corações solitários sem os Los Hermanos nos palcos. A versão de Morena, meio samba e meio carimbó, também arrepia. O Hurtmold sabe fazer versões nos moldes que Marcelo impõe à suas canções.

Um ano e meio atrás, esse blogueiro emocionado perdeu o último show dos barbudos por simples falta de sorte. Tinha o ingresso e estava em São Paulo… O que as mulheres não fazem de nós? Esse peso foi morto ao escutar os primeiros acordes de “Além do que se vê”. Sim, esse blog também chora. E pela primeira vez em um show, com uma banda, que essas lágrimas descem por esse rosto de pedra. O final, sempre, é lindo, eterno.

Após uma jam bem louca, onde o Hurtmold mostrou de onde vem, o bis é aguardado. E nele vemos Santa Chuva, já BEM conhecida na voz de Maria Rita e já citada aqui. Após, vem a catártica Copacabana. Juro ver uma escola de samba ou a Orquestra Imperial entrando pelos corredores do público e fazer todos sambarem. Muito belo.

Acabou. Ou não. Mesmo após a banda se despedir, as luzes do local se acenderem e os roadies começarem a desmontar o palco, o público não arredou o pé de forma alguma. Tava tão bom assim? Sim estava. Nem 5 minutos de aplausos e ele não volta. Que público é esse… Sim, ele estava no palco de novo, sem nem saber o que tocar. “Mas eu nem tenho repertório!”. Senhoras e senhores temos “A outra”, sem os metais, fica para os homens o encargo de cumprir a tarefa que um dia foi de Índio, Zacarias e Bubu, nos metais dos Hermanos. E isso a pedido de Camelo! Ao fim, Camelo se despede, mas o público não. Sem graça, coça a cabeça por não saber o que tocar. E nessas “Fez-se mar” encerra de maneira triunfal a impecável e imperdível apresentação de Marcelo Camelo no Canecão neste incrível dia 13 de dezembro de 2008 às 22:00, DC (Depois de Camelo).

“Posso estar só, mas sou de todo mundo”

Obs.

Ainda hoje irá para o ar vídeos e todas as fotos do show.

Amanhã tem matéria sobre os fãs de Marcelo Camelo.

Compartilhar
Matéria anteriorResenha: Manacá – Manacá (2009)
Próxima MatériaMGMT + Of Montreal = Blikk Fang
Músico multi-instrumentista, DJ, viajante, criador e editor-chefe do site RockinPress, colunista e curador convidado do Showlivre, ex-colunista do portal de vendas online Submarino e faz/fez matérias especiais para vários grandes meios culturais brasileiros, incluindo NME, SWU, Noize, Scream & Yell, youPIX e os maiores blogs musicais do país. É especializado em profissionalização de artistas independentes e divulgação de material através da agência Cultiva, sendo inclusive debatedor em mesas técnicas sobre o assunto na Universidade Federal Fluminense (RJ) e no Festival Transborda (MG).

11 COMENTÁRIOS

  1. Que bom que gostou das coisinhas que eu escrevo. Bem, se gostei do seu blog? Acho que dispensa comentar já que linkei.
    Seu msn eu quero sim. Deixa lá no blog que eu adiciono.

    Beijos!

  2. confesso que me emocionei ao ler sua emoção!

    cooooomo eu ainda espero ouvir Morena e A Outra ao vivo. muita sorte sua =)

    não sei nem mais dizer.
    emocionante o teu relato. mais uma vez, meus parabéns!
    =*

  3. caraca..eu queria tá lá…pra ouvir…esse “som impecável” que tu falou…meu ..o maior problem..pelo menos pra mim de show…é o fato do som ..ou ficar abafado demais…ou…audível só na frente..perto d a banda…entao…
    é ..ele soube como fazer um show..ser inesquecível…pra quem esteve lá…
    SORTE A SUA …
    XI

  4. cara
    de boa que eu quase voltei a gostar do marcelo depois desse seu texto. deve ter sido a situação mais insólita que ele já viveu… hahaha

  5. Olá!
    Primeiramente parabéns pelo blog. As resenhas são excelentes, só hoje li várias.

    Senti sensações semelhantes no show do Marcelo aqui em Fortaleza, que ocorreu em outubro.
    Foi quase mágico, ver a platéia cantando todas as músicas!
    Já é quase um teatro do Marcelo, acabar o show e voltar, com a desculpa que não tem repertório… Aqui em Fortaleza ele saiu do palco e voltou duas vezes.

    Momentos perfeitos quando ele relembrou Los Hermanos em: A outra, Além do que se vê, Pois é, Morena e Dois Barcos.
    Ficou maior ainda o desejo da volta dos Hermanos.

    Também senti falta da Mallu, na apresentação.

  6. deixa eu me gabar Arthur, eu vi os dois no Morro da Urca tocando Janta, Morena e Faz… cof cof… não resisti…

    Obrigado pelos elogios. Quem faz isso aqui são vocês. Divulgue por aí que a “coisa” fica maior ainda!

    Obrigado!^^

  7. parabéns pela resenha. belíssimas palavras, da pra sentir um pouco do quanto esse show foi bom. o marcelo arrebenta na música e voce ta arrebentando nas palavras.

  8. sei que tem 10 dias desde esse show inesquecível…
    eu estava na platéia tbm! e comemorando meu aniversário! ótimo presente, né?
    o show do Marcelo Camelo no dia de meus 20 anos!
    mais perfeito só se fossem os Hermanos juntos!
    simplismente adorei sua resenha!! vc traduziu em palavras todos os meus arrepios durante a 1h e 20 minutos de show!
    Parabéns!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here