Home Resenhas Show: Manacá @ Estrela da Lapa – RJ 30/11/2009

Show: Manacá @ Estrela da Lapa – RJ 30/11/2009

11
Compartilhar

A vida é feita de escolhas. Desde as mais decisivas – faculdade, casamento, camisinha… – as mais simples. A Lapa, famoso reduto boêmio carioca, estava vazia. O povo se concentrava em apenas uma área, e mesmo que Caetano Veloso, Marisa Monte, Kassim e outros mais, escolheram assistir aos Dirty Projectors no Teatro Odisséia; logo em frente – no Estrela da Lapa – os cariocas do Manacá lançavam seu primeiro e tão esperado álbum – e essa foi a minha escolha.

Por Marja Abreu

Carregando o fardo de estarem sobre as mangas de uma grande gravadora, o Manacá é a expressão do indie com o mainstream; do rock e de qualquer som desse Brasil de tantas culturas. Essa personificação rocker do folclore brasileiro montou uma estrutura de qualidade surpreendente, e mesmo que toda a produção seja caseira, a beleza da casa de shows escolhida já fez todo o clima ‘futuro do pretérito’ funcionar tão bem. Vale lembrar que estamos falando da banda que abriu o show do Beirut em São Paulo, não é pouca coisa.

Talvez, os quase dois anos de atraso no lançamento dessa bolacha é que tornaram a banda tão segura a ponto de trocar suas próprias melodias por outras, as vezes tão diferentes e irreconhecíveis, num processo de quase reinvenção. A palavra de ordem aqui é: Compre o cd e ame; Vá aos shows e venere. A qualidade dos músicos, tão versáteis e trajados especialmente, não os deixam escapar de pequenos erros e falhas técnicas, mas nada que atrapalhe o espetáculo. Acho desnecessário falar das danças de Letícia Persiles (vocalista) e de sua magnífica voz. Fica o convite para você ver/ouvir.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=GdjNyx4bBe4]
Diabo (Ao Vivo)

Das canções, “Desejado” apareceu totalmente reformulada, acústica e bem ‘abrasileirada’; outra mudança ocorreu em “Lamento”, uma das mais cantadas pelo público, e alçada de uma bateria quase tribal. “O Galo Cantou” teve o público acompanhado por palmas o término da música e “Diabo” o foi quase um grito do público – que permaneceu tímido durante a apresentação. Claro que a versão de “Canto de Ossanha”, de Baden Powell e Vinícius de Morais estava presente, acompanhada de “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga. O show terminou com “A Flor do Manacá”, belíssima faixa, que teve seu início cantado pelo público.

E são dessas escolhas que todos vivemos. Ali, eu vi um show totalmente diferente daquele que apreciei a quase um ano atrás, e tive a certeza que as pessoas podem se reinventar, recriar seu repertório e fazer um público fiel ser cada vez mais feliz com a banda que acompanha. Não sei se na casa da frente estava com um som tão bom e agradável quanto estava ali, se o público interagia com a banda tal como foi com o Manacá, mas eu vi uma nova banda e agora quero ve-la mais algumas vezes, quem sabe até enjoar – se é que isso é possível.

Compartilhar
Matéria anteriorVídeos: The Cribs, The Rain Machine, N.A.S.A e The Bravery
Próxima MatériaNotas: Strokes, She & Him, Pete Doherty e Blur
Músico multi-instrumentista, DJ, viajante, criador e editor-chefe do site RockinPress, colunista e curador convidado do Showlivre, ex-colunista do portal de vendas online Submarino e faz/fez matérias especiais para vários grandes meios culturais brasileiros, incluindo NME, SWU, Noize, Scream & Yell, youPIX e os maiores blogs musicais do país. É especializado em profissionalização de artistas independentes e divulgação de material através da agência Cultiva, sendo inclusive debatedor em mesas técnicas sobre o assunto na Universidade Federal Fluminense (RJ) e no Festival Transborda (MG).

11 COMENTÁRIOS

  1. Excelente resenha, Marcos. Gostei MUITO mesmo. Falou tudo e resumiu a emoção que TODOS sentimos nesse show magnífico. Foi meu 12º show do Manacá, se não me falha a Memória. E é impressionante, como a cada show tenho a imprensão de que é impossível eles melhorarem mais, quando chega outro show, eles se superam!
    MAGNÍFICA BANDA.
    CAPRICHADA RESENHA.

    Beijo.

  2. Eu tava lá, mas não tive dúvida em atravessar a rua na direção contrária ao Odisséia. Queria muito rever a banda. E como vc, tive uma surpresa em encontrar um show ainda mais maduro. Um estilo cada vez mais difícil de definir e um música cada vez mais apaixonante.

    É uma banda que tá prontinha para estourar. O que tá faltando? Se bem que prefiro assim, mais acessível e shows mais intimistas. Meu medo é essa arte acabar se perdendo por falta de apoio.

    Pra frente Manacá!!!!

  3. Não conhecia a banda aindam e que música boa a deles ein!! A resenha ficou ótima e só faz ter mais vontade de conhecer a banda ao vivo.

  4. Caio, para depuxar meu saco! A promoção é sorteio, eu não vou te premiar novamente!

  5. Só agora consegui abrir o vídeo… Este é antigo. Será que ninguém pode mandar um do show no Estrela para o Marcos colocar aqui?? Acho que todos gostariam de rever alguns momentos deste show.

  6. La impotencia sexual es física, es decir, se puede tener el deseo intenso de tener un encuentro sexual, pero o bien no consigues la erección o bien no se mantiene como para completar el acto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here