Home Resenhas Álbuns Resenha: Silversun Pickups e o milagre do segundo album

Resenha: Silversun Pickups e o milagre do segundo album

5
Compartilhar

Álbum: Swoon

Artista: Silversun Pickups

Lançamento: 15/04/09

Gravadora: Dangerbird

Myspace: myspace.com/silversunpickups

Rockometro: 8,3

Já se passaram muitos meses desde que o Silversun Pickups lançou seu Swoon, sucessor do divertido Carnavas (2006). Ao contrário de Jet, Kasabian e o recentemente mencionado Editors, a praga do segundo disco passou longe do grupo de Los Angeles e o Rock in Press quase deu bobeira ao deixar de falar de um dos melhores lançamentos de 2009. Mas eu disse que “quase” deu bobeira, estamos corrigindo isso agora!

Para quem nunca ouviu o Silversun Pickups, espere uma mistura entre Death Cab for Cutie, Placebo, Smashing Pumpkins e Spoon. É bem verdade que eu não consegui encontrar uma banda para usar de comparação com a voz rouca e urgente de Brian Aubert, mas ficam essas referências vão dar para o gasto. Basta dizer que para uma banda ter o cd cotado como melhor do ano em um site em que o editor chefe ouviu mais de 300 albuns durante o ano, ela tem que ser boa, não é verdade?

O disco tem faixas para todos os gostos. O primeiro single “Panic Switch” começa com uma riff que lembra o som do Arctic Monkeys nos últimos dois discos. Com uma introdução de um minuto, o que chega a beirar ao gênero de indie progressivo, a faixa tem uma pegada fora dos padrões comerciais, mas não perde o impacto em cativar o ouvinte.

A faixa “Substituition” ganhou um vídeo clipe recentemente (e aposto que você já conferiu aqui no Rock in Press) e se não fosse os versos “how many ways do you wanna die?” da excelente “The Royal We”, ela seria a minha favorita do disco. Outros destaques do cd: “It’s Nice To Know You Work Alone” e “Surrounded (Or Spiraling)”.

Swoon é aquele disco de indie rock que faltava em 2009. Não havia mencionado antes que a banda conta com duas vozes: além de Brian Aubert, a baixista (ui) Nikki Monninger dá o tom em praticamente todas as faixas. Seja acompanhando o refrão ou mostrando o bom serviço, como na faixa “It’s Nice To Know You Work Alone”. Se não ouviu ainda, não continue perdendo o tempo do mesmo jeito que eu fiz até a semana passada. Deguste sem moderação.

5 COMENTÁRIOS

  1. Po, não gostei desse album novo =/ As bandas que mais gosto me decepcionaram esse ano. Muse, Placebo, Arctic Monkeys e Silversun Pickups… Só o novo do The Mars Volta e Mew que salvaram *o*

  2. Pô, Paulo! haha
    Eu gostei de todos esses aí! Não criei muita expectativa (exceto com o do Muse, que acabou ficando no meio termo entre frustrar e superar as esperanças) com a maioria dos discos…

    Minha expectativa é cm o Silverchair. haha, quem sabe esse ano ainda… haha

  3. tirando o que o Paulo falou do Silversun, que lançou um dos melhores do ano, eu concordo com tudo

  4. Que esse álbum não supera o Carnavas, é certo. Mas que não seja um dos melhores discos do ano, depois do fail de bandas com Arctic Monkeys e Muse, isso eu tenho que discordar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here