Home Resenhas Álbuns Resenha: Complete os Móveis Coloniais de Acaju

Resenha: Complete os Móveis Coloniais de Acaju

5
Compartilhar

Álbum: C_MPL_TE

Artista: Móveis Coloniais de Acaju

Selo: Trama

Lançamento: 08/05/09

Myspace: www.myspace.com/moveis

Rockometro: 7,6

Exagero dizer que os brasilienses do Móveis Coloniais de Acaju é a melhor banda nacional atualmente? Talvez. Mas a banda tem a coroa no quesito melhor apresentação ao vivo, já virou lugar comum comentar as apresentações da banda. É uma verdadeira festa. A interação dos 11 membros da banda, o carisma do vocalista Andre Gonzales, os belos arranjos de metais e o clima de circo, tudo coopera para criar um universo alternativo durante as apresentações da banda. O Brasil é recheado de boas bandas, mas o Móveis Coloniais de Acaju é uma das melhores surpresas que o rock nacional revelou nos últimos anos.

O segundo trabalho de estúdio da banda ganhou o nome de C_MPL_TE e a produção ficou por conta do polêmico Miranda. Se havia uma certa apreensão em saber se André e cia conseguiriam superar o album de estréia, todas as dúvidas se dissiparam após a faixa “Adeus”, a primeira das 12 canções novas e que vão animar a galera nos próximos shows do Móveis. Até o refrão da música me lembrou bastante o som do Monograma (BH) , mas depois a inconfundível mescla de sonoridades característica da banda.

Não se pode dizer que o repertório contem apenas músicas inéditas: “Lista de Casamento” (consegue ser tão boa no disco quanto é ao vivo), “Sem Palavras” (a música foi considerada pela Rolling Stone Brasil como uma das 100 melhores canções nacionais de 2007) e “Cheia de Manha” (os teclados e o swing dessa música… ah…) já eram presença constante nos shows. Mas todas estão bem diferentes e melhores que as versões anteriores, principalmente “Sem Palavras” que parece ter tomado uma vitamina e soa melhor do que era antes. Os teclados realmente tiveram destaque no album inteiro, bem como as guitarras.

O carro chefe de C_MPL_TE é a excelente “O Tempo”. A música é altamente contagiante, feliz e com uma letra romântica para todo mundo cantar juntinho.  “Espero o dia que vem/Pra ver se te vejo/E faço o tempo esperar como esperei/A eternidade se passar/Nos meus segundos sem você” . Se não é a melhor letra do Móveis, entra facilmente na disputa de melhor letra. Aposto que entra na lista de melhores de 2009 da Rolling Stone. Fácil. Outra música que merece destaque é “Falso Retrato”. Timbre de guitarra agressivo, arranjos lindos dos metais e o baixo fazendo a “cama” para os instrumentos. E a letra? Sério que o Móveis Coloniais de Acaju é a razão que me fez pensar no quanto o Brasil não precisa mais do Los Hermanos. O talento individual de seus integrantes é bem mais significativo hoje do que a banda. O Móveis está se consolidando como o padrasto dos orfãos de Gram e Los Hermanos, mas preserva a sua identidade musical e originalidade peculiar. Vida longa para esses artistas!

O restante do disco não deixou nada a desejar com o anterior e tudo só aumenta ainda mais a ansiedade para acompanhar os shows da nova turnê e dançar junto com a banda toda na já clássica: “Copacabana”.

por 2tdias

5 COMENTÁRIOS

  1. A primeira vez que ouvi(por um acaso) os Móveis gostei, mas achei as letras completamente absurdas, depois que descobri o estilo que está por trás da banda, me apaixonei!

    Esse novo CD deles não sai do meu mp4. 😀

  2. Não lembro a nota que tinha dado. Nem mesmo o título! haha, mas nem vale, hein? hahaha, tá furtando!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here