Home Resenhas Shows Marcelo Camelo e Cícero @ Circo Voador-RJ 10/03/2012

Marcelo Camelo e Cícero @ Circo Voador-RJ 10/03/2012

9
Compartilhar


foto por Letícia Aido (Flickr)

Estavam ali no palco duas gerações de uma mesma levada. Professor e aluno, contrastam no repertório mas dividem o mesmo banquinho para segurar seus violões. Enquanto Cícero tem fala rápida e desleixada, misturando palavras com seu nervosismo, Camelo esbanja alegria e sorrisos – tranquilidade de quem estava ali para fazer seu mais novo registro em vídeo. Noite para assistirmos ídolos se tietarem.

Enquanto um outro aluno de Camelo canta nas rádio que “Felicidade é só questão de ser”, Cícero ainda dá seus primeiros passos, cada vez mais firme em um solo que parece ainda ser desconhecido para o jovem músico. Sempre muito nervoso, muito desacreditado de tudo, a apresentação do agora amado músico está mais profissional, fazendo deste o melhor show que a banda Cícero já fez em questões técnicas.


foto por Letícia Aido (Flickr)

O palco em nenhum momento pareceu largo demais para o quinteto e muito pelo contrário, soou aconchegante naquela noite de lua e poucas nuvens. Ainda tímidos, porém cada vez maiores, a voz do público ecoou dentro da lona verde e branco do Circo como a beleza do show, crescendo a cada acorde do músico. O que podemos ver ali é que Cícero é, agora, o novo grande nome da música brasileira.

É engraçado notar também a discrepância sonora das duas estrelas da noite. Cicero cita o carnaval como um ‘escarcéu’; Camelo celebra a alegria e nostalgia de “Copacabana”. A voz e os acordes de Cícero são tristes, carregados de um sentimento denso envolto em decepções passadas, enquanto Camelo descarrega amor nas canções de Toque Dela, seu recente álbum.

foto por Letícia Aido (Flickr)

Despojado, barba feita e estranhamente desacompanhado de sua musa inspiradora, Marcelo fez aquele show que muitos já esperavam: lágrimas nos olhos e coros sublimes. Ícone entre os fãs do Los Hermanos, o flamenguista e trompetista Bubu foi o primeiro a ser ovacionado pelo público seguido pela perfeição harmônica do Hurtmold, banda que acompanha Camelo em seus shows.

Já no clima da reunião de sua banda principal, o repertório do Los Hermanos foi privilegiado: “Casa Pré-fabricada”, “Fez-se Mar”, “A Outra”, “Ta Bom”, “Além do Que Se Vê”, “Pois É” e “Morena”. A nova canção, “Luzes na Cidade”, pareceu ainda tímida e desconhecida para os cariocas, mas “Cara Valente” e “Santa Chuva”, ambas dedicadas à Maria Rita, caíram como uma chamada ao vasto repertório do cantor – fato provado pela variedade de pedidos de músicas durante os instantes ‘violão e voz’ do show.


foto por Letícia Aido (Flickr)

As novas versões de “Janta”, “A Outra” e “Liberdade” ganharam destaque e o fato da voz de Marcelo estar em perfeitas condições contribuiu em muito para que acontecesse ali uma apresentação digna de um DVD inesquecível e apaixonante. E a turma diz: Assim é que se faz!

Talvez algumas pessoas esperassem uma surpresa descompromissada, uma canja entre professor e aluno, uma brincadeira ou até uma citação, mas o único momento de encontro entre Camelo e Cícero ficou eternizado em uma única foto de Ramon Moreira e numa inusitada versão que Cicero mostrou de uma canção de seu ídolo durante um webcast na última quarta. Talvez não seja professor e aluno, mas sim uma geração apresentando a próxima para o mundo.

Compartilhar
Matéria anteriorNovidades Sobre Novo Álbum da Banda Tereza Com Música Inédita
Próxima MatériaQuer Participar do Novo Clipe do Cícero?
Músico multi-instrumentista, DJ, viajante, criador e editor-chefe do site RockinPress, colunista e curador convidado do Showlivre, ex-colunista do portal de vendas online Submarino e faz/fez matérias especiais para vários grandes meios culturais brasileiros, incluindo NME, SWU, Noize, Scream & Yell, youPIX e os maiores blogs musicais do país. É especializado em profissionalização de artistas independentes e divulgação de material através da agência Cultiva, sendo inclusive debatedor em mesas técnicas sobre o assunto na Universidade Federal Fluminense (RJ) e no Festival Transborda (MG).

9 COMENTÁRIOS

  1. Xi, o Gabriel Bubu é o baixista/guitarrista de apoio do Los Hermanos. O Bubu Trompete é somente Bubu Trompete…. 😉

  2. “Talvez não seja professor e aluno, mas sim uma geração apresentando a próxima para o mundo.”

    Que LINDO isso que você escreveu…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here