Home Entrevistas Entrevista: Letícia Persiles, Vocalista do Manacá

Entrevista: Letícia Persiles, Vocalista do Manacá

29
Compartilhar

– Toc Toc! Com licença, pode entrar?
– Olá! tudo bom?

E nessa simplicidade e amizade que entramos no camarim do Manacá no último dia 7 no CCBB para conversar com Letícia Persiles, vocalista e a Capitu na minisérie da globo com o mesmo nome.
Num triângulo de 2 metros por 2 ou algo assim, mais 3 amigos meus, 2 fãs, um banheiro, 4 amigos pessoais de Letícii, a banda entrando e saindo, a mãe de Letícia e nossa querida vocalista e atríz passando hidratante na pele… O que aconteceu? Somente 30 minutos de papo, tendo só 20 com um amigo de infância de Letícia que contou podres dele e o porque agora ele se tornou o Wolverine (?).
E todo esse clima só resultou em uma coisa. Senhoras e senhores: Letícia Persiles do Manacá.

Letícia vestida com a roupa de Capitu no show

O que houve com “Meu Amor”?
O “Meu Amor” é uma música que entrou naquele cd demo (cd lanaçado em 2007 para divulgação da banda, já esgotado), mas não entra mais no repertório porque essa música o César (guitarrista) fez a muito tempo atrás antes do Manacá existir, então ele trouxe e acoplou essa música no repertório. Quando a gente começou a fundamentar melhor o conceito da banda e tudo mais ela ficou perdida e fora do conceito. Não faz muito sentido, ela é diferente de tudo.

Vocês tocaram uma outra música no show, ela vai sair em Capitu?
A penúltima música é Lua Branca de Chiquinha Gonzaga.

E ela vai entrar no cd? Ou só pra no ao vivo?
Não… A gente não gravou. A gente teve essa idéia agora a pouco tempo. “Vamos tocar a Lua Branca?” aí ficou!

(durante a semana, estive conversando com César e a banda esteve em estúdio ensaiando quinta)

Então vocês estão tocando 2 covers?
A gente toca Canto de Ossanha de Baden (Powell) e Vinícius (de Morais) e a Lua Branca de Chiquinha Gonzaga.

Manacá em ação no CCBB – Rio de Janeiro

E quais músicas vão entrar em Capitu?
Eu não sei as músicas que o Luiz (diretor da mini-série) tá botando na trilha sonora. Na chamada tem Diabo e Desejado e eu acho que vai ter Lamento também.

É engraçado como as coisas estão se encaixando. A minisérie, as músicas… Caiu numa época bem louca, acabaram de gravar o cd e chamaram para gravar a série. Você pretende gravar alguma outra coisa? Uma outra série ou uma novela? Tá pensando em gravar? E malhação???
Não, não tem nada. Não sei, se quer me convidar é? (risos) Olha, ninguém me convidou não, mas a probabilidade de gravar Malhação é zero! (o elenco da eterna série já foi definido para a próxima temporada, por isso que ela não vai)

Com o lançamento da série, o cd já deve estar saindo? Já tem single, clipe do novo álbum ou capa?
Nada ainda, mas acho que já deve sair.

(Nesse instante entra um amigo de Letícia chamado Jackson, vulgo Wolverine, que contou histórias e momentos pessoais que não podem entrar aqui por causa do horário e censura…)
(No meio do amigo falando, entra Michel Melamed, que tocou junto com a banda no show, pessoas da banda, roadie, músicos convidados, isso tudo naquele mesmo cubiculo. Num revezamento de entra e sai emocionante. Pena que não tinha ar condicionado…)
(O Wolverine se despede, e parabeniza pelo novo filho… Letícia diz que é um menino e que ainda não tem nome, Wolverine sujere Matheus e Letícia anota, ela está grávida de 8 meses.)

calango-2Resgatando uma foto de Letícia lá no festival Calango de setembro de 2007

Eu estive acompanhando o show da cantora Mallu Magalhães no Morro da Urca esses dias, ela teve o mesmo produtor que vocês (no cd) que foi o Mário Caldato Jr. e a diferença entre os cds é que com ela perdeu a simplicidade e com vocês ganhou-se em detalhes. Qual foi a maior influencia que ele (o Mário) colocou no álbum de vocês?
Nenhuma. O Mário é superlegal nesse sentido, se a banda está daquele jeito, ele vai gravar daquele jeito.

E a entrada do acordeon, da rabeca?
Foi um pedido nosso, um pedido da banda. Quando a gente entrou (na gravadora) a gente pediu “olha quando for gravar, queremos um acordeon, uma rabeca e um cello” porque a gente sempre quis, mas nunca tivemos dinheiro para pagar na gravação. No show a gente paga o cachê deles com o dinheiro do show, mas pra gravar não tinhamos como pagar a diária de gravação e ninguém reclamou, todo mundo achou legal, o Mário adorou.
O Mário nem sabia o que é uma rabeca! “Ruabéca”. O Mário tem um sotaque fortão! Ele enrola a lingua! Por incrível que pareça, ele é brasileiro, mas ele viveu fora a vida inteira. Ai voltou agora, parece que voltou ontem, só que ele fala com um sotaque muito engraçado, aí ele fala “Ruabéca?”

Não deixe de acompanhar o especial Manacá! durante essa quinzena, fique ligado no blog que tem muito mais ainda!

E aproveitando, deixe uma pergunta para a banda que ela responderá aqui mesmo, no blog! Fale qualquer dúvida ou curiosidade que a próxima entrevista será feita com essas perguntas! Mas ande logo! Poste aqui, ou mande por email para rockinpress@yahoo.com.br !

Compartilhar
Matéria anteriorBlur: De volta aos palcos
Próxima MatériaPJ Harvey: Novo álbum a caminho
Músico multi-instrumentista, DJ, viajante, criador e editor-chefe do site RockinPress, colunista e curador convidado do Showlivre, ex-colunista do portal de vendas online Submarino e faz/fez matérias especiais para vários grandes meios culturais brasileiros, incluindo NME, SWU, Noize, Scream & Yell, youPIX e os maiores blogs musicais do país. É especializado em profissionalização de artistas independentes e divulgação de material através da agência Cultiva, sendo inclusive debatedor em mesas técnicas sobre o assunto na Universidade Federal Fluminense (RJ) e no Festival Transborda (MG).

29 COMENTÁRIOS

  1. É aqui que é pra fazer as perguntas pra banda?

    Oi,sou a Marina,fui ao show de vocês no CCBB (sábado) e fiquei impressionada com os movimentos do corpo que a Letícia tem no palco.Queria saber se ela se inspira em alguém pra fazer esses movimentos.

    Antes de entrar no palco,vocês ficam nervosos?

    E dá lhe Manacá \o/

  2. Nem sei se pode fazer mais de uma pergunta, mas vamos lá 😀
    Como novo fã (conheci a banda no Altas Horas) tenho que fazer umas perguntas básicas 🙂

    Como cada membro da banda se interessou em fazer música? Como vocês se conheceram e como surgiu a idéia de montar uma banda? O que significa Manacá e o por que de usar esse nome? Ahh, acho que é “só” isso 😛

    Uma curiosidade é que o gênero de música que eu curto é heavy metal. Não sou muito chegado em música brasileira, gosto de umas poucas bandas de rock brasileiro, não por preconceito, mas porque só algumas me agradam ou talvez seja porque eu não conheça muitas…
    E no entando estou eu curtindo d+ esse som brazuca do Manacá e isso levanta mais uma pergunta, quais os artistas/bandas que vocês gostam ou que influenciaram vocês de alguma forma?

    Agora acabou hahaha

    Ainda não tive a oportunidade de ver um show, não deu pra ir no CCBB 🙁 mas no próximo tô lá 😀

    Desejo a todos vocês sucesso, um ótimo final de ano e que tudo corra bem no próximo ano!

  3. Assim como o Rafael, tmbm sou fã novo, e também curto muito metal, e raras bandas brasileiras, porém, para mim, o que atrai em Manacá é o folclore e parte do estilo “nordestino” com guitarra, que aprecio desde que Angra fez algo parecido em Freedom Call.
    As perguntas:
    Pretendem gravar músicas novas ou já gravadas, em língua estrangeira?
    Pretendem usar mais do folclore brasileiro para compor suas músicas?
    tenho outras, que, porém, pretendo fazer somente depois de conhecer todas as músicas já feitas.
    Desde já, agradeço!!!

  4. Ô Tibério, desculpa o excesso de “Agente”. Infelizmente eu tenho 3 ocupações diferentes e a entrevista foi em áudio, tive que ouvir tudo e digitar, e na pressa, e também no mau costume, acabei errando na conta e enchi de “agente”… A Letícia fala muito “agente” e infelizmente eu deixei isso passar, mais da metade foram cortados. Mas não julgue a entrevista por um erro de digitação por favor. Afinal, esse é um blog onde nos esforçamos para passar para o leitor algo bem independente, não profissional e na raça mesmo.

    Aguardo mais visitas suas aqui!
    Chamei uma pessoa para ficar na Revisão dos posts.

    Abraços!

  5. nossa fiquei encantada com a naturalidade dela…tem tanta gente por ai …que se julga ..melhor que os outros ..e nao dá uma entrevista assimm..como se estivessem na sala dela…muito bacana!

  6. Eita! Não acredito que eles já caíram nas mãos de gravadoras! Achei que eles fossem contribuir pra arte independente… agora ferrou de vez, a banda nunca mais será a mesma.

  7. Otávio….

    já viu a resenha do cd que tem mais em cima? Aproveita cara, que você vai ver que a banda não é mais a mesma, TÁ MUITO MELHOR!!!

  8. a primeira vez ke vi a banda Manacá foi no altas horas, eu adorei a vocalista (Leticia) e o estilo da banda . mas, quando fikei sabendo Leticia Persiles iria fazer Capitu eu ja fui logo de cara na mini-serie!
    assisti os cinco capitulos e eu me apaixonei dessesperadamente por Leticia Persiles e pelos seus Olhos de resaca e quando vi a parte em ke Capitu beija Bentinho pela primeira vez .. começei a chorar !!!
    parece ke é mentira mais depois dessa mini-serie começei a gostar mais da banda Manacá!!!

    Leticia, espero ke vc e sua banda faça muito sucesso!!!!
    adoru vocÊ!!!

  9. Sou de Recife e gostaria de saber se a banda tem planos de vir para o Nordeste.

    A Leticia é Fantástica.

  10. Eu confesso que não conhecia a letícia persiles, mas depois de ter visto os cinco capítulos, me impressionou muito. Ótima atriz.
    Concordo com a leticia caroline,a letícia persiles possui “os olhos de ressaca”, dito pelo escritor.

    A banda Manacá é boa, acho que tem futuro.
    Como atriz ela arrasou.

    Valeu a pena, ficar até tarde acordada com essa atriz arrasando na televisão.

    Além disso, ela é linda.

    Se eu pudesse mandar um recado para ela, diria o seguinte:

    Como cantora vc tem muito futuro, e como atriz mais ainda.
    Parabéns pela minisérie
    Muito sucesso na sua vida!

  11. Olá , sou Yasmin do Rio ..
    minha pergunta é :

    – A relação deles com os fãs, e um presente(s) que tenha ganhado de um fã .

  12. Gente!

    Tem tanta pergunta que será tudo respondido em 2 ou 3 partes, a primeira parte vai ao ar amanhã!

    Os recados todos que estão dando, falando sobre a Letícia e a banda chega até eles, não se preocupem! Eles falaram sobre isso!

  13. vc vem aki no maranhão com sua banda?
    tem alguma previsão?
    alguma chance de vcs virem?
    e se vc gostou de beijar o cesár cardadeiro.

  14. Queria saber se vc vai praticipar de novelas ,pois eu adorei sua performec na Capitu , vc ficou demais,eu acho ke vc poderi faser mais coisas, porke vc além de ser linda atuou bem, foi encrivel um otimo trabalho

  15. Ha eskeci Leticia vc daria uma exelente atris , parabéns,e continue com todo esse talento vc é dez xau xau bj

  16. Gente, as perguntas já foram respondidas e já foram para o ar, não adianta mais perguntar, só na próxima!

  17. bom desde o primeiro dia que eu soube que iriam fazer uma minisserie sobre dom casmurro pow fiquei louco pois amo esse livro daí então logicamente conheci a musica “diabo” (que ainda noa consegui entender direito a letra, mais amei a pegada musical e harmonia). dai então fui pesquisar mais sobre a cantora em si. poxa me amarrei vc na minisserie e vc tem uma identidade musical muito legal..falando da banda..caraca quanta atitude o batera assim como o guitarrista muito inteligentes nos arranjos nos lancezinhus e nas pegadas musicais.. poxa fico feliz porque vcs sao brasileiros sou fã de carteirinha ja de voces poxa desejo humildade e sucesso sempre agora por favor me explica direitnhu o que exatamente a música “diabo” quer dizer.

  18. Eu gostaria de dizer que sou fã nova da banda e que estou impressionada, mas eu gostaria de saber se o site DESCICLOPÉDIA é de autoria dela(Letícia)? Gostaria de saber quais as bandas nacionais e internacionais eles mais curtem e também queria saber como surgiu a banda.
    Obrigada

  19. Ahhhhhh! Tá achando que vai roubar o Rivelino assim fácil. Vai sonhadooooooooooooooooooo!

  20. […] entrevistas – que vão desde artistas nacionais em crescimento, como Jennifer Lo-Fi, Manacá e Hotel Avenida, até reconhecidos internacionalmente, como Beirut, Alessi’s Ark e Jens […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here