Home Resenhas Álbuns O diário de um casal de músicos: Nina Becker & Marcelo Callado...

O diário de um casal de músicos: Nina Becker & Marcelo Callado – Gambito Budapeste

6
Compartilhar

Álbum: Gambito Budapeste

Artista: Nina Becker & Marcelo Callado

Lançamento: 25 de julho de 2012

Selo: YB Music

Ouça: Material não disponível oficialmente

Rockometro: 9

É. É sobre amor que o disco fala. Mas sabe ‘amor de verdade’? Pois é. Eu sei, parece que vida de músico é dos sonhos, mas viver na inconstância de shows e turnês e lembrar que em casa tem uma alma que poderia esquentar aquela noite fria em Paris ou um tomar um banho de mar com você em Salvador é ruim, e talvez inspirador. Todas as nuances da saudade, das dificuldades e a felicidade de estar lado a lado são contadas de maneira gentil e bonita dentro de Gambito Budapeste, primeiro registro conjunto do casal Nina Becker (solo e Orquestra Imperial) e Marcelo Callado (Do Amor, Caetano Veloso, Canastra e muitas outras bandas).

Com produção assinada por Carlos Eduardo Miranda, o registro unifica o som mais sentimental e triste de Nina, com a variação musical e de ritmos que o Do Amor costuma a produzir. Callado se mostra ainda mais seguro ao microfone e demonstra uma voz suave, fazendo par como um verdadeiro casal para a voz doce de Nina. A única canção que não foi de autoria da dupla é “Armei a Rede” (Assis Valente / Arsênio Ottoni): uma legítima canção de interior que, mesmo fugindo um pouco da concepção artística do disco, retrata bem os males da saudade.

foto por Caroline Bittencourt

A faixa de abertura, “Cadê Você”, é a grande chamada para a audição doce e sentimental que o trabalho sustenta. É fácil ouvi-la e imaginar um clipe através da voz de Nina. A letra é literal, direta e define perfeitamente a temática do trabalho, convidando o ouvinte para adentrar na casa onde o casal vive, sob a persona de uma moça que sente saudades de seu amado e precisa dele para continuar tendo sentido o seu cotidiano. Além desta canção, Nina Becker assina sozinha a arrastada “De Cor, Coração”, o denso samba “Sem Lei” e a única faixa em inglês de Gambito Budapeste: “Packing to Leave”.

A maior marca do álbum fica por conta das baladinhas solitárias que Nina e Marcelo se revezam em cantar. Destaque para o dueto triste em “Só” e na belíssima “Saudade Vem”, carregada numa voz falha e sentimental de Callado. O músico, alias, assina três canções de forma solitária no álbum e todas mostram sua influencia rítmica regionalista, incluindo até uma facilidade destas mesmas canções estarem no Do Amor (o segundo álbum da banda está com lançamento previsto para setembro deste ano). São nestas canções (“Blues”, “Futuro” e “Essa Menina”) que encontramos o experimentalismo sonoro do álbum, com guitarras ou violinos gemendo ao fundo das canções, dando espaço para Marcelo mostrar seus valores como o baterista aclamado que é.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TLKLRJtOC9k]
“Cadê Você” ao vivo no Horto Sessions

Gambito Budapeste tem outros motivos para se mostrar não apenas como um álbum, mas sim como um novo casamento entre Nina e Marcelo. O disco  foi todo gravado no apartamento da dupla (este do vídeo acima), com composições assistidas um pelo outro. E a foto que ilustra a capa foi tirada pela própria cantora durante uma viagem por Estocolmo, ironicamente em comparação com o nome do álbum. Além disso, Nina está grávida e a comemoração será durante o show de lançamento do álbum, no teatro Sérgio Porto, no Humaitá, Rio de Janeiro, dia 25 de julho.

Este é aquele tipo de registro que você pode ouvir durante uma viagem e lembrar que a pessoa que você deixou em casa também está pensando em você e que, mesmo com os problemas, vocês poderão dançar juntos músicas como “Marco Zero”. Belíssimo registro apaixonado feito sob encomenda de dois corações cheios de sentimentos prontos para serem mostrados em forma de canções.

6 COMENTÁRIOS

  1. Esse Callado é o ex batera da banda canastra? Me surpreendeu essa vibe duo de nina. Muito bom.

  2. jurava que era barba, do los hermanos. Hey, parabéns pela colocação do site no dynamite. o/

  3. Parabéns pela posição no prêmio Dynamite Marcos Xi… pena que ficaram atrás do Miojo Indie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here