Home Notícias Conheça Detalhes, Indicados, Shows e Opinião sobre o VMB e o Prêmio...

Conheça Detalhes, Indicados, Shows e Opinião sobre o VMB e o Prêmio Multishow 2011

4
Compartilhar

Está oficialmente inaugurada a temporada 2011 das luxuosas premiações da tv musicais do Brasil. E esse ano a coisa começa a mudar de forma,  tanto nas votações como no formato. A Multishow é a primeira a mostrar seus eleitos, já no próximo dia 6 (de setembro), quando Prêmio Multishow de Música Brasileira 2011 começa a ser transmitido do HSBC Arena, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, deixando o Teatro Municipal de lado depois de 18 anos. Já no dia 20 de outubro, o Video Music Brasil (VMB) acontece nos estúdios Quanta, na Vila Leopoldina, São Paulo, contando com uma infraestrutura maior, coroando as drásticas mudanças que a premiação ganhou. A apresentação será de Marcelo Adnet no palco e Bento Ribeiro na internet.

A grande tônica este ano é que ambas as premiações passam a ter um juri especializado votante. Para a Multishow, críticos musicais escolherão os melhores do ano em cinco categorias: Cantor, Cantora, Música, Grupo e Experimente, o que não afetará a votação do público, que além de escolher seus favoritos nas mesmas categorias, também elegerá seus melhores nas categorias Revelação, Show, Instrumentista, DVD de Música, Clipe, CD e Artista/Dupla Sertaneja. Já a MTV decidiu inverter de vez a votação e criar a Academia da MTV, que é formada por jornalistas especializados, artistas, cineastas e formadores de opinião. Sete prêmios estarão na mão da Academia (Melhor Disco, Música, Capa, Revelação, Aposta, Clipe e Artista) e outras 4 na mão da votação do público (Webclip, Webhit, Hit do Ano e Artista Internacional).

Além disso, para as performances ao vivo, a Multishow chamou ninguém menos que Kassin para curadoria dos shows, que terão como tônica a união de gêneros e artistas numa mesma apresentação. Os shows confirmados são de Pitty, Fernando Catatau e Odair José, Paula Fernandes, Nx Zero, Leo Jaime e Fiuk, Thiaguinho, Ivete Sangalo, Jair Rodrigues e Jau, e por fim Jota Quest, Monique Kessous e Hyldon, e Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho. Nada ainda confirmado para o VMB 2011.

Interessante é verificar o novo caminho que ambas as premiações estão querendo tomar. Os indicados para o Prêmio Multishow ainda são o mesmo grupinho que concorre ano após ano nas mesmas categorias, colocando cada vez mais evidente a necessidade de uma renovação na premiação. Talvez por essa necessidade que eles decidiram chamar esse juri técnico para certas categorias, o que já é um bom começo e prova a preocupação da TV com a música atual. Chamar o Kassin para a curadoria (mesmo que alguns convidados não pareçam muito com o que o músico costuma a convidar para seus shows e produções) e ainda convidar blogueiros para fazer livetwitting mostra a preocupação da emissora em trazer um novo público e algum respeito diferenciado para a premiação.

Já o VMB jogou o popular para o alto e mostrou que realmente veio para agradar um novo público esse ano. O mainstream simplesmente sucumbiu aos independentes, tirando as figurinhas repetidas do Cine, Restart e Fresno da reta (todos sabem que são relevantes em vendas, mas não precisam de mais prêmios para mostrar sua presença). Iniciativa louvável e porém muito arriscada da MTV, pois perder o público fiel de adolescentes  é a grande chance para afundar de vez uma premiação que não é levada a sério por 2/3 dos críticos musicais do país. Com menos público, audiência e por consequência, talvez menos investidores, essa será uma edição decisiva para o VMB, pois bem sabemos que o público independente atual não vê a MTV com tão bons olhos. Será preciso alguns anos para pode renovar esse público e tornar a MTV um objeto de referencia para o melhor da cultura independente. Falta saber se ela terá esses anos. Vale frisar também que, na lista de indicados que saiu oficialmente, escrever o nome das músicas errado é bastante feio (“Spam DE Amor” e “Só Rezo 0.2”), além do fato do clipe do Ecos Falsos indicado ter sido lançado a dois VMBs atrás.

Acredito que essa é a grande chance de virada da música brasileira contra a mesmice atual. Com a votação pública (e toda a sua parcialidade) em declínio imediato e as emissoras cada vez mais se preocupando com blogs e o público alternativo, é questão de tempo vermos artistas de grande talento não reconhecido subindo em palcos para ganhar troféus. Agora, como o público alternativo receberá os resultados finais, principalmente os do VMB, é que é a grande surpresa para esse ano. O negócio é aproveitar a oportunidade que apareceu, torcer para os que  os jurados estejam antenados com a nova música e esperar sentado as tuitadas vorazes do público eternamente revoltado.

A votação para o público do VMB começou hoje, 29/09, na página oficial do evento e os indicados que serão votados pelo juri você confere aqui. Já o Prêmio Multishow da Música Brasileira está na segunda fase da votação pública – a terceira e última ocorrerá no dia do evento. Se você votou no Tiririca na última eleição, favor não clicar em nenhum dos links anteriores. Ambos os eventos serão transmitidos ao vivo pela internet e televisão.

Compartilhar
Matéria anteriorLudov Libera Novidades De ‘Minha Economia’
Próxima MatériaA Música Como Uma Agradável Conversa: ByeByeDay – Pulse
Músico multi-instrumentista, DJ, viajante, criador e editor-chefe do site RockinPress, colunista e curador convidado do Showlivre, ex-colunista do portal de vendas online Submarino e faz/fez matérias especiais para vários grandes meios culturais brasileiros, incluindo NME, SWU, Noize, Scream & Yell, youPIX e os maiores blogs musicais do país. É especializado em profissionalização de artistas independentes e divulgação de material através da agência Cultiva, sendo inclusive debatedor em mesas técnicas sobre o assunto na Universidade Federal Fluminense (RJ) e no Festival Transborda (MG).

4 COMENTÁRIOS

  1. Xi, existe algum lugar onde a gente possa ver quem forma esse juri especializado, tanto do Prêmio Multishow quanto do VMB 2011?

  2. Não existe, ainda. Mais uns já se pronunciaram, como o Marcelo Costa, para a MTV.

  3. Marcelo Costa,do Scream & Yell?Se for é um puta dum acerto!Assim,se vocês fossem convidados também,hehe,e o Lucio Ribeiro também.A ideia é muito boa,me lembra quando a mtv que escolhia os ganhadores,fora a escolha da audiência.E espero que fique,e é bom que fique.Eu acho que o Multishow,temendo uma fuga do publico para a mtv resolveu fazer o mesmo.O que é bom se a qualidade subir de fato.Eu confio muito mais no VMB do que no Multishow,que há 18 anos leva a pecha de o prêmio mais brega e sem graça do brasil.Esperamos que mude.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here