Home Notícias Álbum Tributo Celebra os 70 anos de Caetano Veloso

Álbum Tributo Celebra os 70 anos de Caetano Veloso

6
Compartilhar

Há exatos 70 anos nascia em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, Caetano Veloso. No início dos anos 1960, ele conhecia os que viriam a ser seus amigos e parceiros na música como Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé.

Em 1967, o jovem cantor e compositor lança seu primeiro disco junto a sua eterna parceira Gal Costa. No ano seguinte é vaiado ao cantar “É Proibido Proibir” no 3° Festival da Canção, em plena ditadura militar e em 69 é exilado em Londres.

Os anos foram se passando e as composições, parcerias e histórias de Caetano Veloso só fizeram aumentar. Para comemorar o aniversário de sete décadas de um dos grandes nomes da música brasileira, a Universal Music lança hoje a coletânea A Tribute to Caetano Veloso. O registro traz 16 faixas de Caê interpretadas por artistas como Tulipa Ruiz, Qinho, Rodrigo Amarante, Momo, Mariana Aydar, Seu Jorge e Os Mutantes, entre outros. Entre as músicas do tributo, estão as faixas já faladas aqui de Céu e Marcelo Camelo.

Outra iniciativa de comemoração dos 70 anos do baiano partiu do próprio cantor: foi disponibilizada em seu site toda sua discografia para streaming e download.

Confira abaixo a tracklist do A Tribute to Caetano Veloso e os vídeos de duas das músicas mais marcantes da trajetória de Caetano: “Parque Industrial”, que  faz parte do álbum de 1968 Tropicália ou Panis et Circense, manifesto do movimento tropicalista iniciado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Rogério Duprat e Os Mutantes e “Sampa“.

Poderia ter entrado no álbum tributo a versão da Beirut ou de Mallu Magalhães para “Leãozinho”.

1.You Don’t Know Me – The Magic Numbers
2. Eclipse Oculto – Céu
3. The Empty Boat – Chrissie Hynde
4. London London – Mutantes
5. Michelangelo Antonioni – Beck
6. Fora da Ordem – Jorge Drexler
7. De Manhã – Marcelo Camelo
8. Quem me Dera – Devendra Banhart e Rodrigo Amarante
9. Alguém Cantando – Momo
10. Trilhos Urbanos – Luisa Maita
11. Janelas Abertas nº 2 – Ana Moura
12. Da Maior Importância – Tulipa Ruiz
13. Força Estranha – Miguel Poveda
14. Qualquer Coisa – Qinho
15. Peter Gast – Seu Jorge
16. Araçá Azul – Mariana Aydar

6 COMENTÁRIOS

  1. Está excelente esse tributo, e muitos mais seriam merecidos.
    Agora, custa muito referir os participantes não-brasileiros?
    Me parece, mais do que um egocentrismo, um exercício de auto-exclusão do que de bom se faz (também) pelo mundo.

  2. João, nosso site tem a característica de falar sobre os artistas brasileiros. Isto não quer dizer que desmerecemos os músicos internacionais, pelo contrário. Listamos todos os participantes na tracklits e no texto nem todos os brasileiros foram citados. Tanto que escrevemos “entre outros”.

  3. Mas este Camões é mesmo um falastrão. Pretencioso por sinal, pouco me parece verossímil que cá entrou um parente de Luís, o poeta madrigal.

  4. Valentine, explicação aceite sem polémicas, desculpe se feri alguma susceptibilidade e apresento os meus parabéns pelo trabalho.

    Leitor que não se identifica, continue lendo, leia ainda mais, me parece que você precisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here