Home Destaques Lançamento: Aglomerado e o seu tão aguardado carnaval

Lançamento: Aglomerado e o seu tão aguardado carnaval

0
Compartilhar

São Paulo é pura aglutinação. Um ali junta com outro aqui e fazemos acolá. Assim, nesse espirito paulistano da mistura que nasceu o Aglomerado, uma banda que se inspira em um dos bairros mais tradicionais da cidade, o Bixiga.

O grupo que tem integrantes de praticamente todo o Brasil (Ceara, São Paulo, Bahia e Pará) e traz toda essa riqueza de ritmos regionais para o primeiro trabalho. São quatro faixas que se derretem nas guitarradas de Pinduca,  dançam nos ritmos baianos de Gilberto Gil  e se apaixonam no romantismo fofo que vemos hoje em nomes como Tulipa e Céu.

Para entender um pouco melhor não só essa mistura de sonoridades, mas como a ocasião fez a banda, fizemos uma rápida entrevista com Xavier Francisco, vocalista e baterista  e as vezes guitarrista.

 

RINP: Como é a relação do Aglomerado em SP?

Xavier Francisco: O Aglomerado é uma banda originalmente formada em São Paulo, mais precisamente no bairro do Bixiga, região central da cidade, tivemos uma relação muito forte com o bairro, pois a oficina de percussão que originou o grupo aconteceu lá e também ensaiamos durante muito tempo na Casa Taiguara de Cultura e no Cine Teatro Denoy de Oliveira, além do teatro da UMES, berço histórico da música popular brasileira

Morei e trabalhei no bairro durante um bom tempo também. E a semelhança com o Ceará – de onde sou – sem dúvida inspirou nas composições para o grupo.

 

RINP:  A banda tem integrantes de quais lugares do Brasil?

Xavier Francisco: De vários lugares, atualmente, a banda tem dois cearenses, um baiano, três paulistas, e um paraense. Uma verdadeira babel. Até mesmo quando alguns músicos da banda não podem fazer algum show por conta de outros compromissos, os “subs” que temos também são de outros estados. Eu e Carlos Gadelha (CE), Maira e Maisa Bertanha (Brotas/SP), Seu Zé JR (SP), João Paulo Deogracias (BA) e Júnior Gurgel (PA).

 

RINP: Quais os projetos paralelos de cada um?

Xavier Francisco: Vou começar por mim, sou baterista do Daniel Peixoto, faço parte da banda que o acompanha, Os Héteros Cearenses e toco baixo no Vulgo Vórtex. bateria com a Marcelle, percussão com a Zebrabeat Afro Amazônia e na banda do cantor Di Melo. Sou também diretor musical e toco junto da Orquestra Água Branca, formada por músicos da velha guarda do Parque da Água Branca.

 Maira e Maisa Bertanha tem juntas um projeto musical delas, onde tocam bastante no interior e trabalham com projetos sócios culturais e na área de esporte;  já Seu Zé Jr é ator, trabalha num Ponto de Cultura e faz aulas de circo; João Paulo Deogracias toca com Jota Erre, Andrea Dias, Zebrabeat, Arícia Mess e Di Melo; assim como Carlos Gadelha que está no Jardim das Horas, Los Porongas, Gal Fatal, também faz parte da banda de Daniel Peixoto & Os Héteros Cearenses; por fim, Júnior Gurgel é baterista e mentor do Zebrabeat Afro Amazônia Orquestra, também toca com Di Melo e outros projetos na noite de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here