Seletiva Oi Novo Som @ Beco, Porto Alegre – 25/09/2010

Logo após a meia noite, a movimentação no tablado começa a se dar de maneira mais concreta, o que seria a prova de que a hora “H” chegou para as quatro últimas bandas que iriam participar da seletiva SWU para o palco Oi Novo Som. O local da batalha é o já bem conhecido Beco, em Porto Alegre.

Mostrando muita energia nas músicas e empolgação dos integrantes, apesar do som estar ruim, a Enfuga demonstrou uma excelente técnica e muita presença no palco. O single “Not Now” iniciou a apresentação como um “soco” naquele ambiente onde o som indie e eletrônico estava dominado por Franz Ferdinand e seus amigos. Com o instrumental muito bem construído, deixou o palco sob aplausos dos mais de 200 presentes na noite.


Ideal Stereo

A segunda banda que buscava um lugar no tão sonhado palco do SWU, foi a Ideal Stereo, que trouxe uma qualidade sonora excelente, com muita melodia e produção musical. O power trio gaúcho demonstrou muito “feeling” após um leve problema na guitarra, quando o vocalista Diego Vitoretti aproveitou, deixou-a de lado, e foi ao público gritar enquanto a cozinha segura todo o restante da música “Sentido da Vida” – sob os aplausos e gritos de muitos.

Trazendo a raiva e o peso do underground paulista, a banda Tolerância Zero, veio com toda energia e com certeza passou isso ao público, enquanto a roda punk pegava solta! A música “Reverendo Karabina” representa bem isso, e a ‘TZERO‘ fecha a sua participação na eliminatória mostrando que é a banda ideal para fãs de um som pesado e que não tenham medo de encarar a realidade da “situação brasileira”.

E para finalizar as apresentações de todas as bandas concorrentes a tal vaga no festival, está a Kiara Rocks de São Paulo, que trouxe toda sua explosão e atitude que fez com que a banda chegasse até a final. Pra quem gosta de muita guitarra e muito rock, foi a combinação perfeita para fechar a noite. Após as três músicas, e delírio de muitos que cantaram junto o single “Últimos Dias”. A banda deixou o palco sob inúmeros aplausos e se juntou a todas as outras no aguardo da banda vencedora da eliminatória.


Kiara Rocks

Assim que a apresentadora subiu para divulgar a banda vencedora, o público começava a demonstrar suas preferências em gritos vindos de todos os lados. E a escolhida pelos jurados para tocar no Festival SWU, após alguns minutos de suspense foi a… Enfuga! Que trouxe um “punch” musical muito forte, e mesmo com o som ruim foi escolhida. Os presentes acataram a escolha dos jurados, além de todas as bandas merecerem o lugar, e com as preferências de cada um, ninguém se fez contra a escolha da Enfuga para tocar no Festival.

A noite encerrou com o show da Mallu Magalhães, que levou ao pé da letra “show de encerramento” e após duas músicas próprias e um cover de Elvis Presley, se negou a tocar sob a acusação do som estar ruim. Porém, ela, como todas as bandas, tiveram passagem de som antes do show com o agravante dela ter o seu próprio técnico de som, que pareceu brigar com a aparelhagem da casa. O talento da guria é inegável, mas o que vimos naquela noite foi um momento de infelicidade da jovem. Ela entrou na casa de show somente quando o palco estava pronto (ficou esperando na van) e por fim disse: “vamos para a última música, assim não dá pra tocar”. Suas últimas palavras resumem tudo: “Espero vocês num próximo show, onde o som esteja bom.” Até o SWU.

As escolhidas para tocar no palco Oi são: Locomotrom, Overal e Enfuga.