Resenha: A Resistência (Parte 2)

Agora sim, chegamos ao final, conforme prometido, da resenha do tão esperado álbum do Muse, The Resistance, na opinião ‘fanzistica’ de 2tdias e na realista de Marcos Xi. Foi difícil, pois é uma banda de consenso geral no nosso blog, mas devemos ser justos e falar boas verdade para quem merece. Caso você não concorde com algo, se pronuncie, quem sabe você não é ouvido? Ou não…

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Álbum: The Resistance

Artista: Muse

Lançamento: 14/09/09

Gravadora: Warner

Myspace: myspace.com/muse

Rockometro: 6

Falar de Muse hoje em dia é tão normal quanto o Nx Zero ganhar algum prêmio ridículo na música brasileira. O difícil é mesmo é falar mal deles. A banda é dotada de um perfeccionismo musical espantoso e uma escala de qualidade musical mais inclinada que o monte Everest. E semana que vem chega às lojas o mais esperado álbum da discografia da banda.

The Resistance é uma bolacha confusa, priorizando os gostos de Matthew Bellamy, vocalista, e engaveta a força das músicas que a banda vinha pregando nos últimos álbuns. O foco maior nessa bolacha são os arranjos orquestrais, e deixa de lado os riffs cantáveis que tanto marcam o som do trio. O timbre das músicas está mais dark, mais denso, sem deixar de ter animação. O grande problema, é que o Muse não sabe se engloba mais algumas influências épicas, volta ao passado pesado ou se entra numa onda de Chris Cornell no Pop e arrebata de vez os fãs de Twilight.

Muse e a ambiciosa missão de melhorar eles mesmos. Fail.

Uma outra questão que vem assolando o Muse nos últimos discos, é a semelhança de algumas músicas com outras mais antigas deles mesmos ou então de outros artistas. Começando por “Uprising”, faixa que abre o disco, a primeira coisa que remete é essa música do Marilyn Manson, mas se pesquisar bem, você encontrará uma assombrosa semelhança com essa música da Christina Aguilera. Tenso não? Além de claro, a já conhecida super semelhança de “United States Of Eurásia” com Queen, que vai muito além do coro, e engloba outras influências como guitarra e piano. Bohemia Rhapsodia ainda vive.

Dois momentos que remetem a era do disco Origin of Symmetry são as boas “Unnatural Selection” e “MK Ultra”, que são algo entre “Citzen Erased” e “New Born”, mas mostram um grande problema no álbum: Dominic Howard, baterista, está muito apagado e não fazendo nem metade do show que deu em Black Holes and Revelations. E cá entre nós, o sampler de “hey” em “Unnatural Selection” está bem ultrapassado, não?

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Unnatural Selection (Live)

A parte pop da empreitada vem por conta de “I Belong To You”, e sua levada mais “Feeling Good”, só que bem mais pop. Baixo swingado, quebras de tempo e refrão colante, torna a música uma das melhores da bolacha, mas fica um pouco repetitiva quando entra numa onda “We’re the Champions” e coloca Matt no piano em mais um momento de lamentação desnecessária, numa musica tão divertida quanto começou. Outra mais pop do que tudo é “Undisclosed Desires”, que é algo tipo Andrew Bird produzido por Timbaland. Slaps nervosos hipnotizam nesse refrão, mas é uma música tão fora do som do Muse, que nós acabamos ficando com a impressão de ser uma música para os fãs de Twilight.

Com a bateria e a guitarra mau explorados, a bolacha tem seu ponto final no tão aguardado ‘monstro sinfônico‘. Podemos afirmar com muita facilidade que Matt se entregou total a essa música, colocando tudo o que sabe de orquestração e piano, resultado: um produto sem refrão ou ponto de referência que mais soa como Matthew Bellamy fritando no piano ao som de uma banda e uma orquestra sinfônica.

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Resistence (Live)

Se em alguns momentos o Muse parece soar mais perdido e confuso, e em outros parece uma banda de Metal Medieval, isso nós lamentamos, mas excelentes músicas como “Resistance” e “Guiding Light” ainda salvam o disco de ser uma decepção montada pelo próprio mentor. A grande questão agora é saber se o Muse volta um dia a ser uma banda de rock , com suas guitarras ‘extraterrestres’, ou decide de vez se focar em viagens orquestrais e solos de piano em todas as músicas.