Os 10 Álbuns Nacionais Decepcionantes de 2011

Podemos combinar que tivemos um ano com uma grande leva de álbuns geniais – e é isso que você verá na nossa lista de 100 melhores álbuns de 2011. Porém, sempre há aquelas decepções, momentos pouco inspirados, resultando em um álbum sonolento, para não dizer chato. Pois é, aqui temos os 10 mais do recém finado ano de 2011, acompanhe:

Obs. Trocamos um álbum da nossa lista 5 horas depois que o post foi publicado (23:10). O álbum retirado era de 2010.

10. Chico Buarque – Chico

O triste é que sempre teremos altas esperanças em um álbum feito por Chico Buarque. É um fato diretamente proporcional a história de grande músico que é, porém, este disco não condiz com a beleza de seu espólio e nos dá uma bela decepção. Não que seja um álbum ruim, mas a realidade é que não é, nem de longe, um álbum que valha a pena. Mesmo que o que venda é a marca, o produto não é tão valioso.

9. Ludov – Minha Economia

Quando a banda anunciou que estava se juntando para gravar ‘alguma coisa’ já nos dava um bom sinal de que uma bomba estava por vir e não foi diferente. Um disco chato e bastante monótono que não nos deixa nem citar uma faixa favorita ou menos pior. Acho que eles economizaram nas composições neste albinho.

8. Lira – Lira

Este álbum está aqui mais pela visão geral da obra do que pela qualidade geral. Para um músico, poeta e ator como Lirinha é, esperávamos algo mais bonito artisticamente, no mínimo. Porém, parece que o acabamento de seu site e até da arte de seu disco foi dispensada, o que gerou uma capa estranhíssima, um site repleto de bugs e download das canções sem tags. É exatamente a forma errada de se apresentar como artista.

7. Tiê – A Coruja E O Coração

A grande graça do álbum anterior, Sweet Jardim, era a música da Tiê estar na sua forma mais bruta, mas bonita e tocante, porém no novo álbum todo o encanto foi cortado, mexendo até na estrutura do show. Outro fato são as versões antigas serem bem melhores do que as regravadas, o que faz encerrar o argumento de decepção.

6. A Banda Mais Bonita da Cidade – A Banda Mais Bonita da Cidade


Acho que esperávamos um álbum onde as pessoas saíssem de dentro dele e começassem a cantar e pular uma frase repetida milhões de vezes levando alegria do Youtube para nossas casas. A decepção está bem aí (além da capa preta). Além da gravação não ajudar muito, algumas faixas parecem ser de ensaio (onde foram os 55 mil que eles arrecadaram em crowdfounding?).

5. Cachorro Grande – Baixo Augusta

Sabe quando o cansaço bate a sua porta? Isso nunca acontece com o Cachorro Grande e já ter lançado álbum no meio da turnê do disco anterior comprova o que eu disse. O problema está no fato de que a banda não tem andado mais nos eixos e acabar caindo de qualidade ao ponto da Deck não querer mais lançá-los e terem que migrar para a Trama. Está na hora é de um disco ao vivo!

4. CSS – La Liberación!

Já acabou, né? O CSS já deu o que tinha que dar e pra quem tinha que dar. E ainda com esse babado da saída do Adriano Cintra, compositor de tudo dentro da banda, já viu onde vai parar, né? Uma pena que uma banda com tanto potencial foi se perdendo (ou não quis se encontrar) durante tanto tempo na estrada. Evoluir para quê, né?

3. Rock Rocket – A Dança do Exciter

Este EP é um balde de água fria nos fãs da banda. Um grande balde de água congelada na verdade. Não há muito o que falar, apenas que o material é bem… bem ruim. Não sei se estão bebendo demais e esquecendo de compor, mas as coisas não estão andando como deveriam para o trio paulistano desde o lançamento do segundo CD. Daí pra frente…

2. Udora – Belle Epoque

Ruim. Melhor palavra para definir. Um xingamento para nossos ouvidos, para completar. Foram alguns anos de espera para ouvir o material e o que nos aparece é um pop fraco, velho e enjoativo de uma banda que parece ter parado no tempo. Enquanto isso, o desdobramento Transmissor (formado por dois ex-integrantes) continua a fazer discos de rara beleza.

1. Copacabana Club – Tropical Splash

Este sim é um disco ultrapassado. Um disco que já nasceu com cara de 2006, porém lançado em 2011. O Copacabana Club conseguiu a proeza de piorar suas próprias músicas e errar a mão na tentativa de se parecer com o CSS antigo. O resultado é um triste conjunto de canções fracas e esquecidas pelo público, embaladas em um pacote caro (já viu quanto é um show deles?) e cheio de poeira. Para um primeiro disco, está mais parecendo fim de carreira.