E Agora? Quem é o dono de “Tchubaruba”? Mallu Magalhães ou a Banda Gaúcha Canastra Suja?

Taí algo meio complicado e que mexeu com minha imparcialidade: Apareceu no meu email uma nova notícia que decidi compartilhar com vocês, principalmente para colher certas opiniões sobre o caso.

A banda gaúcha Canastra Suja lançou um single no youtube, mais precisamente no dia 17 de junho de 2009 contendo a canção “Tchubaruba“, de autoria de Alex Vaz. Sim, exatamente o mesmo nome da canção de maior sucesso da cantora Mallu Magalhães, lançada originalmente em 2007. Daí que a empresa R.R. Agencia de Música LTDA, detentora dos direitos patrimoniais da Mallu Magalhães, entrou em contato com a banda dando-lhes uma notificação dizendo que o nome da canção deverá ser trocado em até 30 dias.

Daí te pergunto: Devido ao sucesso, poderíamos dizer que a ‘palavra’ “Tchubaruba” virou uma expressão do vocabulário informal brasileiro e poderia ser usada livremente, assim como várias músicas que tem o mesmo nome? Ou você acha que o fato da banda ter feito a música com esse nome 2 anos depois do lançamento e estouro de Mallu, ter mandado um email para vários meios com links e fotos da banda embrulhados junto com o caso, possa ser uma forma de ‘aproveitar o momento’?

A banda já disse que em 30 dias divulgará o novo nome da canção, acatando assim, o pedido da agencia. Aqui tem o release do ocorrido que a banda me mandou por email, onde dizem “que em momento algum nós da CANASTRA SUJA, de qualquer maneira, quisemos obter de forma direta ou indireta quaisquer vantagens de qualquer pessoa e/ou situação”; aqui o post no site deles e logo abaixo o vídeo da canção ‘problema’, “Tchubaruba” versão Canastra Suja.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=OyPUlT98PeI]

* Lembrando que o problema é só o nome da canção e não a melodia, que apesar de tudo, tem um ar Mallu sim, mas acredito que por causa das mesmas influências dos artistas.

* A assessora de imprensa do Canastra Suja é colaboradora desse blog, mas em contra partida, Mallu tem um longo histórico neste site, inclusive dando a entrevista que abriria os trabalhos do RockinPress à dois anos atrás.

Queríamos saber, na boa, a opinião de vocês nesse caso, mas antes de tudo, lei é lei e deve ser cumprida. Mas olha, a Canastra Suja já ganhou um post em um meio de comunicação, hem?