As Melhores Músicas Brasileiras de 2010

Ok. Assumimos que colocamos os pés em cima da mesa e tiramos um bom cochilo nos últimos dias. As listas de melhores do ano estão atrasadas mas não foram esquecidas e hoje, para reativar a grande seleção musical de 2010, voltamos com as 30 melhores músicas brasileiras do ano passado.

Percebendo que nossa listagem teve muitas bandas pouco conhecidas ou músicas ainda não lançadas oficialmente, resolvemos dividir a lista em duas partes. O Lado A é uma coleção de músicas ou bandas já conhecidas do público, que de alguma forma já tem algum destaque ou respeito. Já o Lado B são músicas e bandas pouco conhecidas – ou filhas de algum nicho regional -, mas com qualidade o bastante para estarem entre os grandes.

Ambas as listas não estão em ordem final de preferencia. A organização foi escolhida para ter uma melhor audição, como uma mixtape. Mas caso você seja aquele viciado em listas e gostaria de ver a ordem do nosso top 30 e ainda ouvi-lo, O SET COM O TOP30 EM ORDEM ESTÁ AQUI. Como de costume, o Lado A e B estão com links para você baixar, ouvir e comentar logo abaixo. Aí vão as 15 melhores músicas que você ouviu ano passado e as 15 músicas que você deveria ter ouvido em 2010:

– LADO A

DOWNLOAD COMPLETO

O Lado A é um pouco mais equilibrado. Músicas calmas e simples se esbarram com o peso de guitarras carregadas de distorção. Escolhi começar com “Casa Caiada” pois é uma música que sugere esse equilíbrio citado e abre caminho para uma vasta escolha de outras canções. Já o encerramento com Black Drawing Chalks simboliza a força que a cena independente ganhou esse ano, o respeito e o nível que chegamos.

– Lado B

DOWNLOAD COMPLETO

Para o Lado B, separei algumas pérolas que os nossos colaboradores ouviram e listaram nesse fim de ano. Surpresa ou não, é uma coleção de músicas mais jovens, energética e agitada, mostrando que a nova geração (e outros que já tão aí a um bom tempo, tipo o Violins) veio com folego para subir nos palcos indies do país e ir de encontro aos seus novos fãs.