As 10 Revelações Nacionais de 2012

Para as listas de revelações, decidimos abdicar de artistas que já vem de grande respaldo em outros projetos para dar cara a quem realmente é novidade na música, sem numera-los, apenas mostrando-os. São novos nomes que apareceram pela primeira vez para nossos ouvidos e já trouxeram surpresas sonoras agradabilíssimas, resultando assim nas novas revelações da música brasileira em 2012:

Cambriana

A banda goiana apareceu do nada, se engalfinhando por entre pessoas influentes e blogs de musica, criando uma apreensão até o lançamento de seu trabalho de estreia, House of Tolerance, e garantindo assim posição de destaque nas melhores listas de fim de ano. O trabalho tem uma sonoridade própria e é envolvente, marcando ainda mais a prolífica cena da cidade.

Clarice Falcão

A jovem pernambucana, porém radicada no Rio de Janeiro, Clarice Falção aproveitou-se do Youtube e da sua notoriedade como atriz para tornar suas músicas reconhecidas em todo o país, culminando no simpático EP lançado no fim de 2012. O destaque fica para “Monomania”, canção dócil e viciante que conta uma história de uma pessoa com obsessão por composições para seu namorado.

Far From Alaska

O quinteto do Rio Grande do Norte chegou colocando os dois pé na porta e dando um soco na cara de quem os escutou. Com um EP forte e decidido, a banda conseguiu chegar em um consenso entre rock vigoroso e canções pop, baseando-se em trabalhos consistentes de Jack White e seu The Dead Weather. Stereochrome deixa o ouvinte esperando um disco completo e turnês pelo país.

Filipe C.

Depois de se aventurar como mono.tune e On No On, finalmente Filipe Consoline decidiu assumir sua persona e encarar de frente a cena musical brasileira. O primeiro registro é o EP Silence, dono de alguns hits instantâneos, como “Crack of Love”. Além disso, Filipe lançou em formato single a brilhante canção The Solitude of a Joyful Heart, com participação de Marina Silva, do Team.Radio.

Grandphone Vancouver

Para quem conheceu o trabalho do Grandphone Vancouver somente no clipe de “Miss Me” (aquele que ficou famoso por incorporar 27 clipes clássicos diferente dentro de apenas um e em plano sequencia) não imagina o talento musical guardado dentro de cada verso. Além de “Miss Me”, o músico paraíba ainda conta com a linda “It All” e lançará neste ano seu primeiro álbum, tornando também uma Aposta para 2013.

Laura Wrona

Dona de uma voz invejável e de arranjos sublimes, a multitalentosa Laura Wrona esperou 2012 para dar seus passos na música, lançando H.R. Volcano, seu álbum de estreia. Seus shows são intimistas, mostrando ainda mais a sua beleza e delicadeza e floreando sua imagem já bela. Canções como “Luz Linda” mostram o potencial desta cantora para um futuro ainda mais interessante.

Mahmundi

Uma das maiores revelações do ano, Marcela Vale – ou Mahmundi – elevou o sinth pop para outros níveis e nos agraciou com um EP de rara beleza. Com arranjos bolados junto com seu fiel escudei Lucas de Paiva, a Mahmundi trouxe hits deliciosos como “Desaguar” e “Calor do Amor”, aprontando para 2013 o seu debut completo, repleto de composições próprias a personalidade que essa dupla criou para a Mahmundi.

Onagra Claudique

Onagra Claudique é um duo que entraria fácil em qualquer lista de apostas, mas que com o espaço que alcançou e o secto de fãs feitos em 2012 os transportam diretamente para as revelações. São apenas 3 musiquinhas, incríveis 3 musiquinhas, que elevam o folk do Brasil num novo nível graças a esses dois jovens paulistas. Agora é aguardar o lançamento de seu trabalho completo neste ano.

Phill Veras

Jovem e bem intencionado, viveu o lado poético do indie brasileiro e dele aprendeu a dosar suas composições com grandes quantidades de sentimento. Seu trabalho é curto e bastante sincero, envolvendo o ouvinte num gostoso passeio pelo interior de Phill. O lançamento é assinado pelo site Musicoteca, dono de um catálogo bastante presente na nossa lista de melhores álbuns do ano.

Sexy-Fi

O Sexy-Fi parece samba para gringo, só que feito em Brasília e com um peculiar e indescritível som próprio, criado após fim da banda Nancy, predecessora desta formação. O trabalho descreve uma Brasília diferente daquela explanada que vemos na televisão, explorando ruas, crenças e o modo de viver da população – tudo isso ao som de uma complexa canção, com timbragem surpreendente.