15 artistas para baixar na Trama Virtual antes do fim do site

Pois é. Foi anunciada a data da morte de um dos mais antigos e importantes servidores de streaming e download gratuito no Brasil. O Trama Virtual estourou no meio da última década atraindo todos os tipos de bandas do país para uma interface simples, com evidentes bugs, mas funcional. Foi também pioneira em permitir o download gratuito do material e remunerando os artistas, através de parcerias e propagandas.

Chegando a embarreirar com o Myspace na preferencia do público, pouco a pouco o Trama Virtual foi perdendo espaço para inovações e melhorias que nunca chegaram a ocorrer na plataforma. Como a maior parte do selo Trama, o foco sempre foi a busca por novidades, fazendo do site uma verdadeiro armazém de música plural, guardando o passado de médias e grandes bandas hoje em dia. É, sem sombras de dúvidas, dona do maior acervo histórico da cultura independente brasileira dos anos 2000, além de ter conteúdo exclusivo gravado dentro de seus estúdios em programas especiais criando tanto para a internet quanto para a tv.

Pessoalmente, comecei a usar o site no fim de 2005, quando conheci projetos como o Hurtmold, Blanched, Eu Serei a Hiena e vários outros. Utilizo o mesmo login e senha há, pelo menos, 7 anos e sempre me pego baixando algo no site. O player já não funciona corretamente mais e o email de contato dá como inexistente. É particularmente triste ver este declínio, porém já se fazia sabido deste final, marcado para o dia 31 de março de 2013.

Entrando na brincadeira dos amigos blogueiros, também separamos 15 artistas que você deveria baixar antes que o site sai do ar. Na verdade, chegamos há 20 nomes, mas respeitando a brincadeira dos amigos, segue a lista dos blogs participantes e a nossa lista:

Fita Bruta
Floga-se
Na Mira do Groove
• La Cumbuca (link a ser divulgado)
• Scream & Yell (link a ser divulgado)
• Urbanaque (link a ser divulgado)

Bonifrate (acesse)
Diversos trabalhos raros do músico que não estão disponíveis em qualquer outro lugar se não na Trama Virtual.

Do Amor (acesse)
Singles e um EP perdido estão disponíveis na página da banda, além do único álbum do quarteto carioca.

Fresno (acesse)
Acredite se quiser, mas um dia o Fresno já foi bom. Essa época só existe na página da banda na Trama.

Jennifer Lo-Fi (acesse)
Fãs da página, tem até um disco ao vivo gravado nos estúdios da Trama. Todos os trabalhos e alguns singles estão lá.

Manacá (acesse)
Seminal banca carioca que misturava rock pesado com folclore deixou duas demos inteiras disponíveis em sua página.

Móveis Coloniais de Acaju (acesse)
Além dos álbuns e EP, há singles e raridades que nem sabiam que existiam e não estão disponíveis no site da banda.

Rock Rocket (acesse)
Todo o conteúdo já trabalhado pelo trio paulista está na página, além de registros exclusivos e saudosísticos.