Home Resenhas Resenha: Oasis @ Rio de Janeiro – 07/05/09

Resenha: Oasis @ Rio de Janeiro – 07/05/09

14
Compartilhar

imagem6Oasis (foto: Daigo Oliva/G1)

Eu estava lá, naquele Citibank Hall lotado, sob as luzes de câmeras da Multishow e um calor infernal. Era a noite imponente do Rock n’ Roll mundial arrancando do Rio lágrimas e gritos, palmas e socos no ar. Essa foi a noite do Oasis.

Não tem muita firulinha, “Fuckin’ in the Bushes” é só pano de fundo para eles entrarem, pegarem os seus instrumentos e enlouquecer o público com a clássica “Rock’n’Roll Star“. Apesar de o setlist ser o mesmo em todos os shows da turnê, cada música era recebida pelo público como a grande surpresa da noite, vide “Lyla“, com socos no ar a cada vez que uma sílaba do nome da música era dita.

Impressionante a imponência que a figura de Liam mostra no palco. Ele não se move muito, as vezes vai até as pontas do palco, mas o público entra em delírio quando Liam para na frente das pessoas, e simplesmente olha para elas, de uma forma fixa e profunda que enlouquecem ao som da banda. Vestindo um sobretudo preto e ocupando o meio do palco, o vocalista era simplesmente o homem que domina o público não com a voz (que no início não estava lá muito boa), mas sim com seu olhar.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=eWnG9sxlFMs]The Shock Of The Lightning

Mas quem caiu na graça do público, foi Noel. Seu nome foi gritado pela plateia 3 vezes, agradeceu com o velho e conhecido ‘Obrigado, Rio de Janeiro’ e causou um delírio coletivo com o anúncio de “The Masterplan“. O homem das composições, estacionou seu equipamento no lado direito do público e ali, quase que solitário, permaneceu durante toda a apresentação, sem nenhuma troca de olhares com o irmão Liam.

O restante da banda é simplesmente impecável. Chris Sharrock, o atual baterista, mais parece uma reencarnação de Keith Moon (do The Who). Baquetas rodam, voam e o bumbo soa como se fosse feito por pedais duplos, Chris e Liam chegavam a disputar quem chamava mais atenção. Jay Darlington, ou segundo o próprio Noel, Jesus Cristo, fez sua discreta participação nos teclados sem chamar muita atenção. O mesmo pode-se dizer do baixista Andy Bell: imóvel no palco. Pelo menos, Gem Archer mostrou umas firulinhas e se empolgou em solos de algumas músicas, dando mais movimentação no lado esquerdo esquerdo do palco.

imagem5Andy Bell e Chris Sharrock (foto: Daigo Oliva/G1)

O show é baseado na força das músicas e na iluminação. Além de 3 cortinas atrás dos músicos, os canhões de luz faziam toda a diferença na apresentação, sem nada muito especial, pois afinal, quem precisa de muito quando se tem poderosas músicas como o Oasis? O Som estava ótimo, apenas em 2 momentos uma microfonia estranha, provavelmente vinda da guitarra de Gem, atrapalhou o som. A Multishow fez a sua parte, sem atrapalhar o show.

Engraçado ver na fila pessoas com camisa dos times de coração dos integrantes, bandeiras de vários países e estados, e total estado civilizado. E fila de show lotado, vai parar lá na rua, depois do estacionamento do shopping que o Citibank Hall fica localizado. Os fãs de Oasis são mais simples que seus ídolos. Acho que pela primeira vez, eu vi palmas acompanhando a banda no ritmo certo. O público estava ligado. Pedidos incessantes de “Live Forever” chegaram o palco, infelizmente sem resposta, o que fez o povo cantar a música no fim da apresentação, tentando chamá-los de volta. Nada feito.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_mmmbe0Lmv4]I Am The Walrus (Beatles Cover)

Delírio total em “Morning Glory” (Liam: ‘Get up!’), “The Importance of Being Idle” (com palminhas ritmadas) e “Champagne Supernova” (com uma interpretação impressionante de Liam). Choro e comoção em “Wonderwall” (A mais cantada), “Supersonic” e na versão acústica de “Don’t Look Back in Anger” (refrões a cargo do público oníssono). A surpresa ficou pela apatia na recepção do último single da banda, a excelente “Falling Down“. Parece que o Dig Out Your Soul ainda está sendo digerido pelos brasileiros. De restante, a plateia ficou um pouco apática, talvez pela falta de conhecimento das músicas ou mesmo pelo jeitinho carioca.

É muito interessante como o Oasis funciona. Eles entram lá, tocam o script, todos saem sorrindo e o show é sucesso total. É uma fórmula que vem sendo repetida nessa turnê, que vai ser repetida nos outros 3 shows e todos vão adorar. No fim das contas é melhor ir, ver o quanto é foda o show e dizer para todos que no Rio o Liam pegou a bandeira brasileira e se vestiu com ela. Nem tudo é previsível, é tudo Oasis.

____________________________________________________________

Todos os vídeos desse post foram retirados daqui. Esse site estará mostrando e disponibilizando para download toda a apresentação.

14 COMENTÁRIOS

  1. Assisti o show pelo multishow, confesso que fiquei decepcionado, ouço o Oasis desde os meus 10 anos de idade, e realmente esperava mais, ou então alguma “supresa” da parte deles. Achei também que ouve pouca interação com o público pela parte da banda, tudo bem que já conhecemos o estilo blaze dos britânicos, mas faltou alguma coisa no show.
    Realmente espero que aqui em Curitiba eles se animem um pouquinho mais, porque ir ao show, ouvir as músicas como estão nos cds( algumas até desafinadas, como o Liam estava no começo do show) não vale o ingresso.

  2. Realmente longe de ser uma das melhores apresentação da banda aqui no país. A banda parecia estar de “cara feia” e o público apático em 90% do show não ajudou muita coisa.
    Destaque mesmo para a piadinha do Noel, pq o set-list foi o mesmo (como esperado) e o público não merecia uma surpresa. Acredito que os próximos shows serão bem melhores e que essa má primeira impressão não afete a banda por aqui.

  3. Voces não sabem de nada . o Show foi incrível em todos os sentidos, nunca vi tanto delírio . Tinha gente desmaiando no inicio de “Wonderwall”. Vamos pensar, é óbvio que pela TV é bem diferente do ao vivo . Foi o melhor show que fui em muitos anos, foi incrível .

  4. O Show foi incrível, mesmo vendo da mutishow! Realmente sem nenhuma surpresa, mas Don’t Look Back in Anger valeu todo o show eheheh! E o pessoal nem cantou muito msm nas músicas novas, nem todos fizeram o “UUW” em I Am The Walrus! Mas foi demais da conta! Perfeito!

  5. Para mim foi desanimador, espero que eles apagem essa impressão no show de Curitiba.

  6. VOu te falar, eu gostaria de ter escrito essa resenha com mais emoção, mas infelizmente, o Oasis prezou por um tipo de show marcado e reto, desnecessário para quem lançou o primeiro álbum a 15 anos atrás. Quem viu da televisão, se fudeu. Pois quem estava lá, foi que realmente sentiu a força e se emocionou nas músicas. Só nós sabemos o quanto foi bom.

  7. Eu fui ao show e fiquei ao lado da mesa de iluminação. O show foi foda, incrível. Quem assistiu pelo MultiShow e fica criticando é recalcado por que não pode ir.

    Realmente é isso o que foi escrito acima. A banda sobe ao palco e toca as músicas e é so. Mais quem quer mais do que isso.

    Só vale ressaltar que tem muita gente qu vai para show de rock na vontade de tirar fotos ou filmar. PORRA, faz um curso de fotografia ou vira cameraman, mas não atrapalha o show.

    OASIS….OASIS….OASIS….OASIS…

  8. O show foi foda mesmo! rock and roll star de cara empolgou todo mundo e e me deixou rouca até hoje!
    Não entendo porque falam que o show foi desanimado, só quem esteve lá, suou pra caramba e ficou espremido no citibank Hall sabe o quanto foi bom.

  9. hahahahaa, continuo achando que o melhor momento do show foi a piada. oasis é só o noel e as piadinhas.

    bom mesmo foi o radiohead. isso que é show! até pela tv voc~e se arrepia!

  10. “Não entendo porque falam que o show foi desanimado, só quem esteve lá, suou pra caramba e ficou espremido no citibank Hall sabe o quanto foi bom.”
    Essa menina disse tudo. Quem viu pela Tv nao pode falar nada pq o multishow cortou grande parte do audio da plateia. O publico estava super animado , se estivesse “apático” como foi dito, o Noel nao ia postar no MySpace que foi facilmente um dos melhores shows da vida dele , com um publico maravilhoso. Quem criticou é pq queria estar lá e nao estava.
    E quem falou em “má impressao” é pq ainda nao viram o show ao vivo. O show foi maravilhoso. Inesquecivel , eles foram com facilidade das musicas mais conhecidas para as musicas do novo cd. Foi perfeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here