Lista: Os Melhores Álbuns Brasileiros de 2009

Lista: Os Melhores Álbuns Brasileiros de 2009

14
Compartilhar

Após quase 100 álbuns brasileiros ouvidos, muita discussão e pensamento, resolvi dar a cara a tapa em minha lista de melhores os álbuns nacionais. De todas essas bolachas, separei 20 dos melhores para apreciação dos leitores – sedentos por discordar de minhas palavras. Não farei muito alarde, para deixar as opiniões correrem contra ou a favor de minhas palavras corajosas. Os campeões são:

20 DuquesEP Collection (Independente)
19 Ecos FalsosQuase (Independente)
18 Brothers of BrazilPunkanova (Independente)
17 Quase CoadjuvanteTributo ao Que Ainda Está Por Vir EP (Independente)
16 Cachorro GrandeCinema (Deckdisc)
15 Lê AlmeidaRevi EP (Midsummer Madness)
14 YoñluA Society In Which No Tear Is Shed Is Inconceivably Mediocre (Luaka Bop)
13 LulinaCristalina (Yb)
12 Jennifer Lo-FiJLo-Fi EP (Independente)
11 RockzA Tão Sonhada Bicicleta (Independente)

10

Pequeno Cidadão
Pequeno Cidadão (Independente)

Myspace

A beleza do projeto está exatamente na simplicidade que passa. Letras de qualidade com um timaço de músicos, como Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra. Início de um grande projeto para desbancar o Xuxa Só Para Baixinhos – agora com guitarras.

9

Black Drawing Chalks
Life Is A Big Holiday For Us (Monstro Discos)

Myspace

Talvez, junto com o Móveis, a banda que mais se falou no Brasil ano passado. Forte concorrente também a música do ano, com “My Favorite Way” e clipe do ano, pela mesma música. Lembro do ótimo show que assisti deles no meio do ano.

8

Luisa Mandou Um Beijo
Luisa Mandou Um Beijo (Midsummer Madness)

Myspace

Mais um triunfo da gravadora carioca Midsummer, que este ano completa 15 anos de existência – e a Luisa faz parte de boa parte dessa história. Como já dissemos antes, álbum cativante e inspirado de uma das melhores bandas do Rio.

7

Bebel Gilberto
All in One (Verve)

Myspace

Apesar de todos os problemas envolvendo a produção do álbum, a bolacha conseguiu juntar uma sensacional coleção de músicas, desde regravações até produções novas, lideradas por um time de produtores de primeira, como Mark Ronson.

6

Wry
She Science (Monstro Discos)

Myspace

Fazendo o caminho inverso ao que as bandas geralmente almejam, o Wry saiu do comodismo em Londres e veio revindicar o trono de melhor banda de Shoegaze da história do Brasil. Além do novo e excelente álbum, a banda também abriu um bar em Sorocaba-SP.

5° Lugar

Mallu MagalhãesMallu Magalhães (Sony)

Para muitos preconceituosos, Mallu seria algo como uma ‘terrorista da música brasileira’, e para os de cabeça aberta, um talento que começa a mostrar do que realmente é capaz de fazer. Como nós já havíamos dito antes, um álbum que mostra a maturidade e qualidade que ficou devendo com sua bolacha de estreia – que estranhamente tem o mesmo nome que essa segunda tentativa.
Ouça: “Versinho Número Um” e “Make It Easy”
Grande Cartada: Escolheu o produtor certo, Kassim
O Que Faltou: Um hit certeiro
Myspace: /mallumagalhaes

4° Lugar

TiêSweet Jardim (Warner)

Depois de flertar com o experimentalismo e manter amizade com músicos com Toquinho e Thiago Pethit, Tiê juntou seus amores e não tão amores para formar as canções que compõem seu primeiro álbum. Sweet Jardim é simples, direto e emotivo. A beleza dos arranjos e a doce voz da futura mamãe Tiê, transformam o disco em um universo de pensamentos doces e bonitos.
Ouça: “Assinado Eu” e “Passarinho”
Grande Cartada: Simplicidade das canções, sobrepondo a voz.
O Que Faltou: Ter eterna graça, como aparenta ter.
Myspace: /tiemusica

3° Lugar

Pullovers – Tudo que Eu Sempre Sonhei (Independente)

A beleza dessa bolacha começa na capa, passa pela qualidade do som ouvido e termina na beleza das letras e arranjos contidos na bolacha. O álbum é surpreendente e por isso foi criado todo um burburinho em cima dele, levando-os a concorrer ao cobiçado prêmio maior da MTV, o VMB. Depois do Top 3 de melhores álbuns, eles ainda concorrem a melhor capa e melhor música.
Ouça: “Tudo Que Eu Sempre Sonhei” e “O Amor Verdadeiro não tem Vista para o Mar”
Grande Cartada: Letras e arranjos geniais.
O Que Faltou: Ser melhor que os álbuns a seguir.
Myspace: /pullovers

2° Lugar

Móveis Coloniais De AcajuC_mpl_te (Trama)

Definitivamente, essa foi a escolha mais difícil entre os melhores. O mérito do Móveis para ter o melhor álbum é gigante, mas essa segunda posição é tão honrosa como se fosse um primeiro lugar. O alarde formado no lançamento desta bolacha teve um retorno mais do que positivo, levando a banda ao palco principal do VMB 2009 e a diversos shows em todo país. Uma resenha que fizemos aqui.
Ouça: “Adeus” e “O Tempo”
Grande Cartada: Ser o Móveis.
O Que Faltou: Nada.
Myspace: /moveis

1° Lugar

Banda GentilezaBanda Gentileza (Pato Fazendo Jóia)

Definitivamente, o melhor álbum do ano e um dos tops da década. A estreia da trupe do simpático Heitor Humberto fez balançar os ouvidos atentos a nova música. Aqui mesmo, nessas linhas antenadas, a banda vem aparecendo frequentemente, como essa explicativa e detalhada resenha. Letras, arranjos e qualidade no mínimo geniais. Que nem eu ouvi em algum blog por aí: “O álbum que o Los Hermanos não fez”. Aposto tudo que essa banda ainda irá fazer a música da nova década mudar de cara.
Ouça: O álbum inteiro
Grande Cartada: A genialidade toda envolvida
O Que Faltou: Nada
Myspace: /gentileza

___________________________________________________________________

Ainda teremos mais listas com melhores e piores do ano, todo dia! Fica de olho que sua banda favorita pode aparecer aqui!

Compartilhar
Matéria anteriorResenha do ano de 2009
Próxima MatériaLista: Seleção Fail 2009
Músico multi-instrumentista, DJ, viajante, criador e editor-chefe do site RockinPress, colunista e curador convidado do Showlivre, ex-colunista do portal de vendas online Submarino e faz/fez matérias especiais para vários grandes meios culturais brasileiros, incluindo NME, SWU, Noize, Scream & Yell, youPIX e os maiores blogs musicais do país. É especializado em profissionalização de artistas independentes e divulgação de material através da agência Cultiva, sendo inclusive debatedor em mesas técnicas sobre o assunto na Universidade Federal Fluminense (RJ) e no Festival Transborda (MG).

14 COMENTÁRIOS

  1. Cara, essas listas nem deveriam existir. De boa, lista dos menos piores, pra mim não existe.

  2. W27, o prazer é nosso por ouvir uma bolacha tão boa quanto o She Science!

    Alex, se não gosta? Então porque entrou?

    Savio, quais são os melhores pra você então?

    Bruno, muito obrigado!

  3. não gosto dela, só da participação que ela fez no álbum do Mombojó. Mas eu escutei o Ep e o álbum que saíram no ano passado.

  4. Parabéns à Banda Gentileza que superou nomes importantes como, Móveis Coloniais de Acaju e Mallu Magalhães. Título merecido. “O melhor está por vir e a realidade já não é o bastante”.

    14h12, um abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA