Postado em Listas no dia 27 de dezembro de 2010

Os Melhores Álbuns Brasileiros de 2010

Depois de uma longa espera e uma longa apuração, finalmente chegamos as nossas listas de melhores do ano. Reunimos toda a equipe que participou durante o ano para dar seu veredicto e decidimos também dar foco ao produto brasileiro, dedicando mais listas para as bandas nacionais. Aqui seguem os 50 melhores discos brasileiros por toda a equipe do site. Na boa? Dava para fazer fácil uma lista de 60, 70, ou até 75 melhores álbuns, mas ficou extenso demais. Isso só prova a qualidade das bandas que temos atualmente em nosso país.

OBS. Todos os links para download estão linkados em sites de terceiros. Se você é uma banda/gravadora e não gostou do link aqui, reclame com o site que o disponibilizou e não conosco. Nós não recolocaremos links que tenham quebrado.

50 ~ 41

50. Labirinto – Anatema (download)
49. Luisa Maita – Lero-Lero (download)
48. Some Community – RinoRino EP (download)
47. Messias – Escrever-Me, Envelhecer-Me, Esquecer-Me (download)
46. Herod Layne – Absentia (download)
45. Jair Naves – Araguari EP (download)
44. Single Parents – Could You Explain? (download)
43. Giancarlo Rufatto – Machismo (download)
42. M. Takara 3 – Sobre Todas e Qualquer Coisa (download)
41. Do Amor – Do Amor (download)

40 ~ 31

40. Lucy And The Popsonics – Fred Astaire (download) (resenha)
39. Camarones Orquestra Guitarrística – Camarones Orquestra Guitarrística (download) (resenha)
38. Maquinado – Mundialmente Anônimo (download) (resenha)
37. Loomer – Coward Soul EP (download) (resenha)
36. Vespas Mandarinas – Da Doo Ron Ron (download) (resenha)
35. Guizado – Cavalera (download) (resenha)
34. Pata de Elefante – Na Cidade (download) (resenha)
33. This Lonely Crowd – EPhemeris EP (download) (resenha)
32. Silvia Machete – Extravaganza (download) (resenha)
31. Dead Lover’s Twisted Heart – DLTH (download) (resenha)

30 ~21

30. The Midnight Sisters – Whatever Happened To Jackie Faye (download) (resenha)

Esse já chegaram com força, lançando clipe, cd produzido por Chuck Hipólitho e não fizeram feio. Capricharam até na arte. Uma banda com um grande futuro pela frente.

29. Oito Mãos – Vejo Cores Nas Coisas (download) (resenha)

Uma das grandes novidades do ano, os campinenses do Oito Mãos gravaram seu álbum em casa e surpreenderam com canções como “Alguém” e “Quando Eu For Pro Mar”.

28. Love Bazukas – EP (download) (resenha)

A união de duas forças do rock não poderia ter deixado outro gosto se não o de quero mais. Somente quatro músicas que valem a pena para qualquer momento do dia.

27. Nevilton – Pressuposto (download) (resenha)

2010 foi o grande ano da banda de Nevilton de Alencar. Prêmios, turnês com todos os dias quase lotados e muita visão e respeito. Para o próximo ano, é prometido um álbum de inéditas.

26. Santa Maria da Feira – Santa Maria da Feira (download) (resenha)

Uma das apostas para 2010 do nosso site correspondeu muito bem as espectativas. Um disco com belas canções e ótimos clipes para coroar bem o início do grupo.

25. Karina Buhr – Eu Menti Pra Você (download) (resenha)

Muito bem acompanhada, Karina começa seus passos solo com um grande disco e bastante atitude. Vale destacar também suas elogiadas apresentações ao vivo.

24. Juliana R. – Juliana R. (download) (entrevista)

Demorou bastante, mas finalmente o primeiro disco da Juliana R. surgiu. Singelo, simples e aconchegante, é um perfeito disco para fim de tarde e apreciar o por do sol.

23. Lê Almeida – Mono Maçã (download) (release)

Cultuado homem das guitarras cortantes da baixada Fluminense, Lê lançou o sucessor do incrível Levi esse ano sob os cuidados de seu próprio selo e da sempre presente Midsummer Madness.

22. Jennifer Lo-Fi – Summer Session EP (download) (entrevista)

Lançado pela casa, Summer Session mostra um som mais inteligente e direto dos paulistas, se desvencilhando do pop e post-rock e caindo fundo no experimental e alternativo.

21. Nina Becker – Azul/Vermelho (download) (resenha)

Nina demorou um bocado para soltar seu primeiro petardo, mas quando veio, trouxe logo em versão dupla. São dois belos discos com canções realmente lindas e singelas.

20 ~ 11

20. Walverdes – Breakdance
download | myspace

Um rock como deve ser feito. O disco de retorno do Walverdes demorou para ganhar vida, mas é, sem dúvida, a bolacha mais coesa e consistente do grupo. Destaque para a fervorosa “Cérebro Embrião”. Uma banda quase infinita.

19. Lestics – Aos Abutres
download | myspace

Um pouco de rock, um punhado de folk e um pedaço de pop, tudo junto numa mesma mistura fina. Os Lestics crescem rápido e em 3 anos fazem seu quarto lançamento, tornando-se uma máquina de fazer música sem data para parar.

18. Team.Radio – White Tokyo EP
download | myspace

“Música hipnotizante feita com a alma. O Team.Radio é mais um inesperado fruto de terras pernambucanas, onde a nova tônica musical vem de leves acordes da guitarra e música sentimental…” Ano que vem, sai o Summertime EP e estréia da nova integrante.

17. Nantes – Alvorada
download | myspace

A maior empreitada do selo RockinPress alcançou a marca de um dos melhores lançamentos nordestinos do ano. Matérias em diversos outros sites comprovam a qualidade do material e o sucesso que Alvorada tem tido. Belo disco para ser bastante lembrado.

16. Fino Coletivo – Copacabana
download | myspace

O Fino Coletivo é um grupo de som esperto e animado meio alagoano e meio carioca. O segundo álbum da banda, Copacabana, além de ser muito bonito e redondo, tem proporcionado ótimos shows nas noites do país. Fora o timaço de músicos que assina as canções.

15. Dorgas – Verdeja Music EP
download | myspace

A primeira vista, é complicado levar uma banda chamada Dorgas a sério, ainda mais se olharmos os nomes das músicas. Mas no boca-boca o grupo foi ganhando espaço e nome, até chegar e fazer um disputado show de estréia mês passado. Uma das grandes promessas de 2011.

14. Violins – Greve das Navalhas
download | myspace

Greve das Navalhas foi o álbum que marcou o retorno do Violins ao cenário nacional e mais uma bolacha de pegada forte e direta do grupo. Não acredito que deva demorar muito para termos um novo registro de inéditas desta banda que já faz parte da história do indie brazuca.

13. Pato Fu – Música de Brinquedo
download | myspace

De volta aos lançamentos após uma pequena parada para projetos paralelos, o Pato Fu lançou um disco família, repleto de covers e crianças cantando alegremente hits de quando ainda nem eram nascidos. Bem bonito e certeiro e poderia ganhar continuação.

12. Apanhador Só – Apanhador Só
download | myspace

Confesso que achei que o álbum estaria em posições mais acima, como em minha lista pessoal. Uma coleção de canções bem arranjadas e com letras muito interessantes, além de uma arte gráfica espantosa. Destaque para “Maria Augusta” e “Pouco Importa”.

11. Sabonetes – Sabonetes
download | myspace

Outra banda que deu um gigante passo na caminhada rock esse ano, os Sabonetes estão agora relançando o seu álbum por uma grande gravadora. O disco realmente vale a pena, com destaque para a ótima “Hotel”, último lançamento em vídeo da banda.

10 ~1


10. A Banda de Joseph Tourton – A Banda de Joseph Tourton
download | myspace

A prova da ascenção das bandas instrumentais pelo país está aqui. Com esse grande disco nas mãos, cheio de participações pra lá de especiais (metais do Móveis Coloniais de Acajú, Víctor Araújo), a Jouseph Tourton estreia sublime e espontânea num cenário que ainda está se desenhando.  Destaque para a primazia dos arranjos e variedade de estilos e instrumentos.

9. Rosie And Me – Bird and Whale EP
download | myspace

Uma das bolachas com maior expectativa não decepcionou e fez valer. Rosie and Me é modelo para exportação, produto que vai além do que o brasileiro pode segurar e logo estará em turnês lá fora, começando pelo SXSW2011, onde já estão confirmados. Ainda não se pode esquecer que agora a banda está embaixo das asas da Curve Music e isso também deverá fortalecer o nome da banda na Europa.

8. Thiago Pethit – Berlim, Texas
download | myspace

Depois de um single e um ep elogiadíssimo que lhe abriu espaço para abrir diversos shows internacionais, não deve ter sido tão difícil para Thiago lançar um álbum que alcança-se tamanha posição, pois talento é o que lhe sobra. O álbum é uma grande coletânea de belas e simples canções, onde pequenos detalhes de arranjo ou voz é que dão o charme especial em cada gravação.

7. Cérebro Eletrônico – Deus e o Diabo no Liquidificador
download | myspace

Celebrado lançamento, os paulistas se superaram e lançaram sua melhor obra. Um disco sincero, com letras sem medo e inteligentes, fazendo um meio termo entre a mpb e o rock. As participações de Tulipa Ruiz e Hélio Flanders também agregaram grandes detalhes nas canções, fora outros já pré clássicos como “Decência”, “Cama” e “Os dados estão jogados”. Grande disco.

6. Garotas Suecas – Escaldante Banda
download | myspace

O tão esperado álbum de estréia do Garotas Suecas primeiro ocorreu lá fora, graças ao prestigio e fãs que a banda já acumula principalmente nos EUA, para só depois dominar o nosso país, em concorridos shows energéticos.  O disco parece explorar os músicos ao máximo, usando de arranjos muito bem elaborados e letras de raro gosto para hipnotizar os ouvintes. Vários destaques na tracklist.

5. Superguidis – Superguidis
download | myspace

Uma das coisas mais legais sobre o terceiro álbum do Superguidis é o amadurecimento que a banda parece fazer questão de mostrar. Arranjos mais bem definitos, letras melhor encaixadas e trabalhadas, além da impecável e decisiva produção de Philippe Seabra, da Plebe Rude. A nata do bolo é definitivamente “Não Fosse o Bom Humor”, uma das melhores músicas do ano e a melhor que o grupo já criou.

4. Holger – Sunga
download | myspace

Apesar da rápida mudança de estilo, trocando o indie alternativo por uma festiva mistura de ritmos, Sunga melhora a cada audição. É como se descobríssemos um detalhezinho ou algo que nos ponha para dançar cada vez que apertamos o play. Um som também do tipo exportação, com as já clássicas “Let’em Shine Bellow” e “Beaver”, além de muitas outras que com o tempo vão sendo redescorbertas.

3. Tulipa – Efêmera
download | myspace

Doce e divertido, a estréia de Tulipa mais parece ser de alguém com anos de estrada e muito talento na voz. Um álbum quase que irretocável, cheio de requinte e detalhes – principalmente vocais – pouco ou nunca explorado na música brasileira. Tulipa transcende as cantoras mais-do- mesmo que tem protado nas FMs do país e nos deixa com um leque de singles maravilhosos e hipnotizantes.

2. Marcelo Jeneci – Feito Pra Acabar
download | myspace

Feito Pra Acabar acabou se tornando uma contradição, já que por muitas vezes o repeat não o deixa terminar. O disco de estréia do multi-instrumentista é estéticamente desenhado para surpreender e apaixonar. Mesmo canções já gravadas por seus parceiros de criação ganharam um ar novo, tornando a bolacha única, para deleite de quem tem bom gosto. Só não foi disco do ano por muito pouco.

1. Mombojó – Amigo do Tempo
download | myspace

Amigo do Tempo é mais que uma superação e mudança de estado do grupo, é a resposta e amadurecimento de uma banda que vem surpreendendo a cada álbum, agregando novos fãs e novos rótulos na sua música sempre indefinida. As letras parecem fazer mais sentido, estando dentro de um contexto mais fixo e condizente com a melodia. O instrumental conseguiu superar os outros álbuns, investido em batidas diferentes e efeitos na bateria; o teclado passa a fazer o papel de vários e assume inclusive os momentos que deveriam ser os metais; e a utilização de duas guitarras abre caminho para se trabalhar melhor nos detalhes e travar até duelos entre os instrumentos em certos momentos. Resumir essa obra é uma arte complicada, não tanto quanto entender o que o álbum quer nos passar: Amigo do Tempo é o melhor disco do ano.

Marcos Xi é editor chefe do RockinPress, colunista no Showlivre e faz\fez participações especiais para uma dúzia de outros sites, incluindo NME, SWU, Submarino e quem mais chamar. Além disso, atua como assessor digital de diversos artistas da nova música brasileira, ao mesmo tempo que trabalha com conteúdo online e reportagem na agência carioca LadoBê.

Você também poderá gostar de:

48 comentários para "Os Melhores Álbuns Brasileiros de 2010"

  1. Belo apanhado, de uma maneira geral foi um ano bem parelho. Nada teve um destaque absurdo, nada ficou muito superior aos demais.

    Eu senti falta de mais alguns projetos hurtmolders, pra mim foram muito bons. Acho que o Satanique e o Mafaro mereciam estar na lista tambem, mas como eu disse, é um ano bem parelho.

    Boa lista

  2. que belezoca! essa foi a lista que eu mais concordei até agora!
    legalzão, o This Lonely Crowd foi mais reconhecido aí do que na lista que fizemos aqui em Curitiba no Defenestrando!
    hehe

    grande abraço e sucesso!

  3. O Chucky Hipolitho escolheu os próprios albums como melhores? rs Hipocrisia do caralho essas listas rs, amigos escolhendo amigos.

  4. Adoro Mombojo! Mas realmente esse albúm é maravilhoso, um dos melhores albúns que já ouvi, e o melhor de Pernambuco!
    Além disso, o show deles tem uma energia maravilhosa. Fui pra vários shows, e estão se superando, sempre melhores e melhores!

    Parabéns a todos os ganhadores e principalmente a Mombojó!

    “Triste quando alguém desiste e não insiste em acertar” Mombojó – Entre a União e a Saudade

  5. Apesar de ser uma lista muito instrutiva e mapeando muito bem a cena de 2010 com ótimas bandas e boas dicas, é impossível de não ver o vacilo e até mesmo um descaso de um TOP 50 de discos brasileiros não estar o QUASE do Ecos Falsos!!!
    Álbum com canções antológicas onde a banda se encontrou de verdade unindo experimentalismo pop com o melhor do rock daqui e de lá fora sem esquecer das boas letras e melodias que são a marca da banda.
    Lamentável!

  6. Bruno, o Quase não está aí por um único motivo: apesar de só ter sido terminado esse ano, a data de lançamento consta de novembro de 2009. Inclusive entrou nas listas do ano passado, dá um confere. Como não posso por dois anos seguidos, ficaram de fora.

  7. walter carvalho

    Parabéns por essa extensa lista, da qual todos os escolhidos, creio que são merecidos, isso realmente, prova que não só os gringos fazem um som de qualidade. O que me deixa puto da vida, é que só consegui encontrar/comprar – não baixo nada, detesto download,mp3 e afins…aaaaeeeerrrrrgghhhh !! – Mombojó, Cérebro Eletrônico, Pato Fu, Fino Coletivo e Pata de Elefante.
    Uma vergonha, não conseguimos encontrar no mercado, os discos de nossos próprios artistas ! Que país é este ???

  8. Infelizmente, a maioria não tem o apoio de uma grande gravadora ou selo e com isso não tem uma distribuição digna de seus álbuns. Alguns nessa lista nem foram lançados em versão física por isso.

  9. Por isso que eu gosto do RockinPress. Só aqui que eu descubro umas bandas fodas que dificilmente irá tocar numa radio ou passar num programa de tevê, obrigado.

    E eu realmente iria falar do Quase, do Ecos Falsos. Não lembrava que ele tinha sido lançado ano passado.

  10. Essa lista ficou bem interessante para a galera que curte música nacional. Parabens, pipows! o/

  11. Uma lista com Top 50 de 2010 (geralmente se faz listas de top 50 do século. Ou da década, pelo menos) só pode ser pra tentar agradar todo mundo. Que banalização…. Nem entro no mérito das obras, pois ouvi alguns dos listados e são, realmente, trabalhos de qualidade. Mas, é que o número é tão exagerado, tão exagerado que só faria sentido se fosse um recorte de um universo de, no mínimo, 500 discos ouvidos atentamente.

  12. HAhahaha Renato, ano passado eu ouvi não, 500, mas 680 discos quando fiz a lista sozinho. Esse ano, que fiz com mais 10 pessoas de ve dar um número além de 1.200. Só de brasileiro, se você é um cara ligado na música e/ou acessa blogs como o Um Que Tenha e o Hominis Canidae, sabe que tivemos bem mais do que 200 lançamentos no ano. Ao invés de valorizar a atenção que a música brasileira está ganhando – o que não é mais que obrigação e objetivo do site – você vem arrumar um problema a toa?

  13. Não vim arrumar problema não. Só acho (muito) exagerada uma lista de 50 melhores em apenas um ano. Acompanho os lançamentos, tenho um blog que cobre a cena independente e sei que tem muita coisa bacana. Mas, ainda assim, acho desproporcional um Top 50. Opinião pessoal apenas.

    Acho que banaliza demais e os critérios tem que ser tão diluídos que fica até melhor dizer que todos os lançamentos do ano foram equivalentes.

    Pode até não ser, e acredito que não seja, mas fica parecendo algo pra agradar todo mundo.

  14. tá certo Renato, opinião pessoal e eu devo respeitar isso, o espaço está aqui, aberto, para exatamente isso. Devo agradecer o comentário.

    Não, não é, de maneira nenhuma, para agradara todos, ainda mais pelo fato de ter bandas que nunca vi na vida e até que nunca escutei, já que foram 11 pessoas que votaram. Não preciso agradar alguém que não conheço e nem bandas menores como estão aí, não faz sentido e perde a credibilidade do meio. É só uma lista com o intuito de divulgar a todos que no nosso país tem muita coisa boa sim e tudo isso tá aí pra baixar de graça. Dá pra fazer até uma lista de 200 melhores brasileiros do ano, é só uma lista. Pegar e enfileirar por gostos é realmente fácil, mas para não ficar extenso e ainda mais porque demorei 6 horas criando esse post com 50, trabalhando, preferi parar aí.

    Mas agradeço mesmo a opinião e sinceridade.
    Abração!

  15. Guilherme Prado

    A gurizada da INI veio ao sul com a sua “A Caixa do Macaco” e foi um estouro. Saíram até entre os 5 melhores da década na Cult. Tu ouviu mais de 1200 discos, naõ é possível que não tenha ouvido esse.

    fica a dica: http://www.myspace.com/caixadomacaco

  16. Tranquilo, velho. Tamos aí na mesma batalha pra divulgar a cultura independente, opiniões diferentes é que fazem essa roda girar. E só ganhamos com isso!

    abrax

  17. O álbum da banda gentileza é do ano passado, inclusive, foi eleito o melhor na lista que fizemos daquele ano =)

  18. Antônio Molisso

    Porra!!!

    Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz!!!!

    Você é surdo ou foi pago???

    PQP!!!

    Que decadência!!!!!

  19. Alfredo W. Petim

    Oi Marcos!!!

    Fraquinha esta sua lista, hein?
    Mas é isto mesmo : é um período de covardes, cooptados e todos os tipos de falsos artistas e falsos críticos.
    Não tinha coisa melhor que Mombojó!? É ruim pra caralho este som!
    Que lamentável, caro Watson!

  20. Caro Ciro:

    É muito engraçado ter um comentário de um cara que está num poster na porta do meu quarto junto com outros ex-companheiros seus.
    Recebemos o email da sua produção no lançamento do álbum e no show no Auditório do Ibirapuera, mas desculpe, não curtimos o seu álbum.

    Abraços, Marcos Xi
    Editor-Chefe.

  21. concordo com a carolina bom mocismo+reacionarismo e a bagaça chama rock in press que rock?

  22. óTima lista. Nos último dias eu estou conhecendo melhor Mombojó e estou encantada! Que banda singular! Pretendo ouvir tb alguns autros nomes da lista. Só pra constar: ótimo blog, é um desses achados interessantes que encontramos perdidos na madrugada na net! xD

  23. Bom dia,
    encontrei este site por acaso. Ele é tudo o que eu procurava na internet!!!
    Conheci várias bandas que não são muito divulgadas por aí… E é muito bom saber que ainda se produz rock de qualidade no nosso país.
    Obrigado!

  24. DIEGO QUEIROZ

    tbm achei massa a lista,fiquei curioso para ouvir o som do bazucas mas todo link que eu acho esta quebrado.
    será que não tem um ai pra me indicar?

    wlw!

Deixe uma resposta

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>